WEB RÁDIO JESUS A VIDA

quinta-feira, 26 de julho de 2018

A NOSSA BENÇÃO VEM DE DEUS…

Cuidado com a aparente vantagem.

Pr. Severino Pedro da Silva*



Resultado de imagem para bençãos e aparente vantagem.Quando estudamos a vida de Abraão e de Ló, descobrimos exemplificados ali, dois tipos de Cristão. O primeiro, representado por Abraão, reflete Aquele crente que confiar inteiramente em Deus, seja qual for a circunstância; o segundo, representado por Ló, que, mesmo justo, confia em Deus valendo-se dos “meios” e das “circunstâncias”. Abraão e Ló saíram juntos a peregrinar numa terra estranha. A Bíblia diz que depois que Deus chamou a Abraão para terminar, ele ficou “... Muito rico em gado, em prata, e em ouro... também Ló que ia com Abraão, tinha rebanhos, e vacas e tendas”. Por esta razão “... não tinha capacidade a terra para poderem habitar juntos; porque a sua fazenda era muita, de maneira que não podiam habitar juntos” (Gn 13.2-6).
Por motivo da terra ser estreita “... Houve contenda entre os pastores do Gado de Abraão, e os pastores de gado de Ló…” Abraão tinha em mente a promessa de Deus para si e para sua posteridade. Nesse ponto, ele não se preocupava com qualquer circunstância ou adversidade: mas sempre estava… “firme, como vendo o invisível”. Segundo ele entendia por aquele que era Deus, sua prosperidade viria sobre ele automaticamente.  Era só esperar! Então ele olha para seu sobrinho Ló e diz: “Ora não haja contenda entre mim e ti, e entre os meus pastores e os teus pastores, porque irmão somos. Não está toda a terra diante de ti? Eis, pois, aparta-te de mim; se escolheres à esquerda, irei para a direita; e se a direita escolheres, eu irei para a esquerda” (Gn 13.7-9). É claro que nenhum de nós (a menos que tenhamos o mesmo sentimento de Abraão), teria procedido com tamanha generosidade: colocar tudo à disposição de um ganancioso? Acho difícil! Além disso, havia outros fatores desfavoráveis à Ló e favoráveis a Abraão:
Primeiro: a terra era de Abraão e não de Ló. disse Deus:
“... Toda esta terra que vês ti hei de dar a ti e a tua semente, para sempre… levanta-te, percorre esta terra, seu comprimento, e na sua largura porque ali a darei”. Com efeito, quando Deus disse: “... Na sua largura” isso incluía “... Esquerda e direita”. Portanto, Ló não tinha que escolher nada.
Segundo: Abraão era Tio de Ló e pelas leis tribais do tempo de Abraão quem tinha o direito de escolher o tio e não o sobrinho.
Terceiro: Abraão tinha outro direito; direito de gerontocracia: governo dos velhos ou de pessoa mais idosas; e neste caso o mais jovem não podia escolher.
Quarto: Abraão tinha autoridade para dizer: “Ló, você veio comigo por conta própria; eu não chamei (pelo menos a Bíblia não nos informa que Abraão tenha convidado ló para segui-lo). Agora, você vai para o alto daquela montanha e eu vou para planície. Havendo todas estas opções à disposição de Abraão ele não se aproveitou do momento para tirar proveito da situação. Mas disse a Ló: “... Escolhe qualquer lado…” A “... Esquerda ou à direita… Porque para mim, Ló (parafraseando), a bênção não está nem na direita, e nem na esquerda, mas está com Deus!”
O verdadeiro cristão deve seguir este exemplo de fé em qualquer circunstância da vida. Ló olhou para um lado e para o outro; Abraão, porém olhou para cima. Quando assim procedemos, o Senhor diz: “Não te deixarei, nem te desampararei” (Hb 13.5,6). Abraão, portanto, tinha em mente todas estas promessas de Deus e colocou o diante dele toda aquela oportunidade. Mediante tamanho oferta por parte de Abraão, Ló levantou seus olhos repentinamente, e em seguida escolheu para ser toda aquela campina, onde, segundo seus planos, seria o homem mais abençoado do mundo. O olhar de Ló englobava também a cidade de Sodoma. Quando olhamos para vantagens aparentes neste mundo, indo amamos também muitas coisas mundanas que podem nos fazer naufragar.

*O crente e a prosperidade. 2 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1992. P. 11
Título nesta página adaptado.

Resultado de imagem para ceadeb logo


Postado do Informativo da CEADEB Ano I. N° 0006 - Nov. de 2000

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito agradecido pela sua visita. Deus o abençoe.
Thank you very much for your visit. God bless you.
Большое спасибо за ваш визит. Да благословит вас Бог.
Vielen Dank für Ihren Besuch. Gott segne dich.