WEB RÁDIO JESUS A VIDA

quinta-feira, 12 de outubro de 2017

PÃO DA SANTA CEIA COM OU SEM FERMENTO?

O corpo de Jesus não pode ser violado por ninguém consciente ou inconscientemente.


Em geral todas as religiões Cristãs observam a Ceia do Senhor. Onde o Pão e o Fruto da videira são elementos comuns, mas fundamentais na ordenança a observação da ceia. Mas existe muita diferença e dúvidas com relação a respeito dessa comemoração. Vamos analisar mais a fundo a importância de vários aspectos relacionados a Santa Ceia. Mas com respeito ao pão e o fruto da videira eles podem ter fermento. 

Que tipo de pão os Judeus comiam nas Ceias Pascais. Bom, basta dizer que na Festa da Pascoa e a dos Pão Asmos (sem fermento) era proibido a utilização de fermento, ou qualquer substancia que causasse a levedura, tanto pão quanto no liquido. Qualquer coisa fermentada teria de ser removida dos lares, fora do alcance dos seu olhos. (Exodo 12: 18-20; 13:6,7) Não temos dúvidas quanto a celebração da Ceia Pascal dos Judeus era servida com pão Asmos (sem fermento). Que tipo de Pão Jesus Instituiu como símbolo de seu corpo? Diz a Bíblia que enquanto comiam o cordeiro pascoal, Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o e deu ao seus discípulos, aos discípulos dizendo – Isto é o meu corpo, que por vós é dado, fazei isso em memória de mim. (Lucas 22:12) Concluímos que por ocasião da Ceia Pascal o pão era sem fermento, não que não tivesse outro disponível para utilizar, não Jesus utilizou esse pão sem fermento por que seu corpo santo seria representado pelo pão Asmo. A santa ceia ou Pascoa Cristã e a continuação da Páscoa Judaica, porém é claro com um caráter muito mais relevante (Colossenses 2:16,17; Hebreus 10:1) Porque o Novo Testamento não diz nada a respeito sobre o pão da Santa Ceia, alguém pode dizer que não celebra a Ceia do Senhor com pão Asmo, porque não há nenhuma ordem no Novo Testamento. Aparentemente isso parece um boa resposta. Ou, alguém poderá dizer que o pão é apenas um simbolismo por isso não há necessidade de ser pão sem fermento. Mas será que isso também é o suficiente para uma boa argumentação. 

Vejamos porque nada se diz a respeito do pão sem fermento no Novo Testamento.

1 – Precisamos entender que os primeiros cristãos , e os apóstolos eram pessoas recém saídas do judaísmo (judeu Cristão) e já estavam habituadas com o preparo dos elementos da Pascoa incluindo a preparação dos Pães Asmos (Lucas 22:8-13) todos os anos eles faziam a mesmíssima coisa. Por esse fato eles não descreveram sobre o tipo de Pão que deveria ser comido na Santa Ceia. Então é obvio que não precisavam falar sobre isso.

 2- Os novos cristão tinham recentemente deixado o judaísmo, tinham em mente o que significava para eles o fermento e que seu uso na Pascoa e na festa dos Pães Asmos era extremamente proibido por Jeová, sob pena de punição (Êxodo 12:20; 13:6-7) por isso permitir a mudança de “pão sem fermento” para ‘pão com fermento” mesmo se tratando da Páscoa da Nova Aliança, era algo que ele não fariam e não aceitariam tal coisa (I Coríntios 5:7) Eles acabariam rejeitando prontamente a ceia do Senhor por causa do fermento. 

3- O pão ele ganhou um novo significado. Jesus disse: Isto significa meu corpo. Na sua opinião o corpo sem pecado de JESUS é melhor representado pelo pão Asmo sem fermento ou com fermento. Antes de você responder , vamos entender o significado de “fermento” na biblia. Nas escrituras o fermento (Hebreus "seor pão levedado” Deuteronômio 16:4) é usado freqüentemente usado para simbolizar o pecado, impureza, o mal, a corrupção, a hipocrisia, a falsa doutrina e por fim tudo o que contamina e corrompe o homem (Mateus 16:6-11) O fermento também era usado como símbolo do mal e da corrupção hereditária do homem. (Exodo12:8,15-20) O Talmude Judaico diz: A levedura o impulso maldoso do coração. O fermento era associado a corrupção, mesmo na opinião de povos da antiguidade que não eram hebreus. Por exemplo, Plutarco escritor e filósofo grego (46-126 ac) descreveu o fermento como “a própria descendência da corrupção, que corrompe a massa com a qual é misturada“. Já, no antigo Israel o uso do fermento e do mel eram proibidos nas ofertas de manjares (cereais), bem como nas Festas de Páscoa e dos pães Asmos, também todas ofertas de bolos ou pães, postas sobre o altar de Jeová, tinham que ser feitos apenas com farinha SEM FERMENTO. (Levítico 2:1-16 10:12,13)
A Relação do fermento no Novo Testamento o Uso figurado fica evidente nas palavras de Jesus na advertência contra o fermento dos fariseus, dos saduceus, e dos herodianos. (Mateus 16:6; Marcos 8:15) o fermento dos fariseus era a hipocrisia e a sua preocupação com o exibicionismo. (Mateus 23:14,16; Lucas 12:1) os dos saduceus, o ceticismo e a ignorância culpável (Mateus 22:23,29) e dos herodianos a malícia e a sua astucia política (Mateus 22:16-21; Marcos 3:6) As duas passagens Paulinas onde ocorre a palavra fermento, sustentam esse ponto de vista (I Coríntios 5:6-13. Gálatas 5:9) sendo que a primeira delas faz o contraste entre o fermento da maldade e da malicia e os Asmos da sinceridade e da verdade. Paulo relembra a nova significação da Antiga Festa Judaica e diz: “Cristo o nosso Cordeiro Pascal foi Imolado por nós”    

AGORA VAMOS ANALISAR ALGUMAS OBJEÇÕES.     
1º. Alguns dizem que não é necessário celebrar a Santa Ceia com Pão Asmo porque trata-se de uma comemoração espiritual ou simbólica. (I Coríntios 11:24) Na verdade a Santa Ceia é uma das Festas mais espirituais da Igreja de Jesus Cristo. Porém, é bom lembrar que ela é representada por elementos literais no caso o pão e o cálice (Mateus 26:26-28) e justamente por isso que devemos dar uma maior atenção aos fatores que compõe este ato sagrado. Não podemos misturar o santo com o profano (I Coríntios 10:21)

2º. Celebrar a Santa Ceia do Senhor com pão fermentado é não discernir o corpo de Cristo, ou considera-lo como um corpo manchado pelo pecado. Comer o pão fermentado como símbolo do Corpo Santo de Cristo e inadmissível e pode ser considerado como violação do corpo Santo e sem pecado de Jesus. (Salmos 16:10) O corpo de Jesus não pode ser violado por ninguém consciente ou inconscientemente. Não há relação do pão fermentado com a Santa ceia do Senhor. 

3º. O valor de um símbolo se determina pela sua capacidade de conceituar a realidade espiritual. Assim como o pão Asmo representa o corpo sem pecado de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo o vinho que representa o sangue de Cristo só pode ser bem representado por ***suco de uva não fermentado. (I Pedro 1:18,19) Uma vez que as escrituras declaram que o corpo e o sangue de Cristo não experimentaram a corrupção (Salmos 16:10, Atos 2:27; 13:37, Hebreus 9:14) Esses dois elementos são corretamente simbolizados por aquilo que não é corrompido e nem fermentado. Portanto, seria inapropriado usar na Santa Ceia do Senhor Jesus um símbolo da maldade, isto é contendo levedura e fermentação, se realmente observarmos os objetivos dessa ordenança e as exigências bíblicas para participarmos dela. Quando devemos observar a Ceia do Senhor Jesus disse que deveríamos persistir em observar essa ordenança, mas não especificou quando. Em Atos 20:7 os discípulos de Trôade o faziam no primeiro dia da semana, estando nós reunidos com o fim de partir o pão. Objetivo principal é entender o sacrifício de nosso Senhor Jesus Cristo feito a favor daqueles que o amam. Embora o sacrifício foi feito em favor da humanidade, apenas aqueles que reconhecem o sacrifício e tem Jesus como seu Salvador é que serão beneficiados pela graça de Nosso Deus. Quando entendemos o alto sacrifício feito por Jesus faremos qualquer coisa para evitar magoa-lo ou fazer com que seu sacrifício seja em vão. (Veja HEBREUS 10:24-31) Quem tem direito de tomar a Ceia do Senhor? A santa ceia é um ato a ser partilhado por aqueles que estão em comunhão com Cristo Jesus não ofereceu o pão e o cálice a todos, mas apenas os seus discípulos (Mateus 26:26). Todos aqueles que tem discernimento do corpo e do sangue de Cristo podem participar da santa Ceia. Mas, se um irmão for de outra denominação religiosa Cristã. Mesmo assim, ele sendo batizado e tendo plena consciência do seu batismo e do corpo de Cristo deverá participar da Santa Ceia. Não podemos ser juízes e nem culpados perante Deus por dizer quem participa ou não, seja qual for a nossa opinião. Isso é entre Deus e a pessoa. Todos que estão em comunhão com Cristo deverão participar. Em sua opinião Judas Iscariotes Participou ou não da ceia. A resposta é sim ele participou leia Lucas 22:15-23 e João 13:18-27. Não entraremos nessa questão por que o assunto ficaria muito longo, mas apenas é para entendermos que não podemos determinar que participa ou não da Santa Ceia. A única observância é que a pessoa seja batizada em nome do Pai, Filho e do Espírito Santo, e que não tenha dúvidas quanto ao seu batismo. (Atos 2:38; Gálatas 3:26-28)  

O que significa participar indignamente? Vejamos o texto que diz: Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor. Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice. Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor. (I Coríntios 11:27-29) Aqui nessa passagem a palavra indignamente geralmente é mal entendida. (Não é a dignidade da pessoa, porque na verdade ninguém é verdadeiramente digno de comunhão com Cristo) não, aqui descreve a pessoa não pode estar brincando com o sacrifício de Jesus, não o levando a sério. A pessoa estaria se condenando. Muito cuidado e muita atenção no significado do pão e do cálice. Se tratarmos a Santa Ceia do Senhor como um mero ritual ou se a tomarmos levianamente deixando de meditar no seu significado , condenemo-nos perante Deus. 

Oração de Transformação do Pão. É correto orar para o pão da Santa Ceia. Hoje em dia é comum em cultos das Igreja observarmos pessoas fazer as chamadas orações de Transformação do Pão. O pão ele não se transforma em nada ele no momento da Ceia ele já representa o corpo de Cristo, de antemão preparado para ocasião da ceia. Para o pão é necessário apenas dar graças , graças pela salvação pelo seu sacrifício de Cristo. (Mateus 26:27, Marcos 14:23, Lucas 22:19, I Coríntios 11:24). Portanto, orar pelo pão com o pretexto que esse se transforme no símbolo do corpo de Cristo é pura ilusão, o pão fermentado não representa bem o corpo sem pecado de Cristo e a oração não fará com que isso aconteça. A santa Ceia do Senhor é um momento especial no qual os cristão refletem sobre o Salvador sofredor para serem lembrados do alto preço que ele pagou pelos nossos pecados. Continuamos a relembrar sempre desse sacrifício ( I Coríntios 2:1-2)
COMO FAZER O MATZOT ( PÃO AZIMO, SEM FERMENTO)?

Toda a preparação do pão sem fermento deve ser observada desde seu início. Vou numerar para ajudar vocês no preparo e no entendimento espiritual para esse preparo.

1 – A pessoa que irá preparar o pão deve ser consagrada ao Senhor, uma pessoa exemplar e que não esteja em pecado;
2 – Aqueça o forno a 180 graus;
3 – em uma tigela coloque 300 gramas de farinha de trigo  + 2 pitadas de sal;
4 – Misture essa farinha mais o sal (misture apenas o sal e a farinha);
5 – Agora nessa mistura adicione 3 colheres de azeite, mexa bem e rápido;
6 – Adicione agua aos poucos até dar o ponto da massa (atenção a partir desse ponto você tem 18 minutos para fazer tudo até a conclusão para que a massa não sofra fermentação);
7 – Amasse bem a massa, corte em pequenos pedaços no formato de uma bolacha maizena redonda e fina;
8 – Coloque em uma forma antiaderente e leve ao forno, que já deverá estar aquecido.

Atenção!  Ao você adicionar água ao trigo ele irá sofrer fermentação após 18 minutos. Portanto, o pão deve ser preparado e assado antes desse tempo.

Veja agora alguns grãos que sofrem fermentação após 18 minutos em contato com a água: 
- Cevada
- Trigo
- Aveia
- Centeio
- Espelta (trigo vermelho)     

Veja Também:

http://www.sandovaloprotestante.com.br/2017/10/infeliz-da-igreja-se-ela-se-alimenta.html

O arquitriclinio, experimentou o vinho, e o julgou superior ao vinho que fora servido inicialmente na festa


Postado do Blog Nova Vida em Cristo – Sorocaba:
Nova vida em Cristo - Sorocaba

http://novavidaemcristosorocaba.blogspot.com.br/2013/11/pao-da-santa-ceia-com-ou-sem-fermento.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito agradecido pela sua visita. Deus o abençoe.
Thank you very much for your visit. God bless you.
Большое спасибо за ваш визит. Да благословит вас Бог.
Vielen Dank für Ihren Besuch. Gott segne dich.