WEB RÁDIO JESUS A VIDA

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

FALTA DE EQUIDADE EM DIRETORIA DO COLOCA JULGAMENTO DO CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA EM "CHEQUE"!

ALERTA: Presidente do Conselho Federal de Psicologia faz viagem e tira selfie com ditador venezuelano

Rogério Giannini & Ditador Maduro

O presidente do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Rogério Giannini [foto acima, lado esquerdo], esteve há três meses na ditadura socialista da Venezuela para participar do evento “1º Foro Internacional Violencia e Operaciones Psicologicas“, ocorrido entre os dias 11 a 15 de junho de 2017.

De acordo com o Ministério do Poder Popular para a Comunicação e a Informação da Venezuela, o objetivo do evento era abordar “a violência que setores da direita têm pretendido instaurar no país”. O evento foi dirigido pessoalmente pelo ministro Ernesto Villegas, contou com a presença do ditador Nicolás Maduro e teve Rogério como um dos “especialistas” para tratar do assunto objetivo do “foro”.

Rogério não apenas tirou fotos com os presentes, incluindo o próprio ditador Nicolás Maduro, como sua viagem foi paga pelos 300 mil psicólogos do país que são obrigados a financiar o CFP todos os anos pagando até 431 reais por ano.

De acordo com informação divulgada no site de Transparência do CFP (como autarquias federais, todos os Conselhos Profissionais são obrigados a divulgar seus gastos), o apoio ao ditador Nicolás Maduro custou R$ 4.639,46 ao bolso dos psicólogos brasileiros.

rogerio-empenho

Rogério também declarou, em vídeo às vésperas das eleições de 2016, que é uma “pessoa de esquerda, com pautas de esquerda” e, portanto, apoiaria uma candidata a vereadora pelo PT em São Paulo. Confira:


Comentário:

Rogério Giannini, assim como qualquer Psicólogo, possui autonomia e liberdade para apoiar, se manifestar e falar em nome do que acredita no campo político ou qualquer outro, porque isso diz respeito à sua vida pessoal. Isso independe de visão política, partido ou personalidade.

Entretanto, enquanto Presidente de uma autarquia que tem como objetivo regulamentar e fiscalizar o - exercício - legal da profissão de Psicólogo, o Presidente não pode atuar ou se beneficiar em nome do CFP no sentido de induzir e favorecer quaisquer concepções políticas e/ou ideológicas.

O Conselho deve ter neutralidade sobre assuntos que não são da sua competência, visto que é um órgão público de administração indireta. Em segundo, o CFP representa não apenas a Psicologia no Brasil, mas também os Psicólogos registrados no órgão, contribuindo com suas anuidades, o que significa plena diversidade de pensamento. Esse é apenas mais um motivo pelo qual a neutralidade é uma necessidade vital para o correta atuação do órgão.

Psicóloga Marisa Lobo, também conhecida devido suas críticas ao aparelhamento ideológico nos Conselhos de Psicologia, foi a primeira a fazer a denúncia em vídeo do suposto apoio do Presidente do CFP ao ditador venezuelano. Assista abaixo:


DÊ PAUSE NA WEB RÁDIO PARA ASSISTIR AOS VÍDEOS
Para que não lhe reste dúvidas, é como se o Comandante da Polícia Militar, imbuído da sua autoridade representativa em função do cargo, falasse em nome da PM apoiando, por exemplo, Michel Temer ou tirasse um selfie com o Lula em um comício do Partido dos Trabalhadores. A PM é uma autarquia assim como o Conselho Federal de Psicologia. São órgãos politicamente neutros, regidos apenas pela Constituição Federal.

É preciso apurar melhor as circunstâncias da viagem, bem como a natureza do evento. Se ele foi como representante do CFP ou em nome próprio. Se os temas tratados foram de caráter político, de fato, ou não. Em todo caso, se realmente como apontou o IliSp, os custos da viagem foram financiados pelo CFP, como mostra a imagem, isso é algo extremamente preocupante para os profissionais da Psicologia no país e a própria credibilidade da Psicologia brasileira enquanto ciência.

Difícil e confusa a situação.

Talvez isso explique o número cada vez maior de Psicólogos(as) insatisfeitos com a profissão e com a atuação do CFP frente à questões dessa natureza.

Que sirva de alerta para os Psicólogos.

Fonte da matéria: IliSP
Comentário: Will R. Filho


Postado do Blog Opínião Crítica:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito agradecido pela sua visita. Deus o abençoe.
Thank you very much for your visit. God bless you.
Большое спасибо за ваш визит. Да благословит вас Бог.
Vielen Dank für Ihren Besuch. Gott segne dich.