WEB RÁDIO JESUS A VIDA

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

DESCONSTRUIR SEM DESTRUIR...

É possível promover mudanças sem destruir o passado.


Todo líder recebe uma herança dos líderes que os antecederam. São heranças de várias naturezas: estilo, percepção, visão, tradição e outras. Dependendo do líder, as heranças podem ser muito fortes, e podem perdurar.
Resultado de imagem para DESCONSTRUIR SEM DESTRUIR...Também há casos em que algumas heranças simplesmente não passam. Elas precisam ser desconstruídas. Ou, em outras palavras, precisam ser trabalhadas com sabedoria para que, aos poucos, percam a força e, assim, possam ser substituídas de acordo com a visão do novo líder.
Esse não é um trabalho fácil. Em geral, é bem mais fácil construir algo novo do que desconstruir alguma coisa. E é bom deixar claro que estamos falando em “desconstruir” e não “destruir”. São dois processos bem diferentes e que têm implicações bem grandes para o líder.
Destruir é um processo maléfico, gera traumas terríveis e, em geral, traz consequências bem desastrosas. Para destruir uma herança recebida por um líder anterior, geralmente, é necessário usar duas ferramentas terríveis: a negação e a diminuição.
A negação consiste em dizer que tudo o que o líder anterior fez estava errado e não vale nada. A diminuição, ainda que mais branda, também é terrível, pois tira o valor de todas as ações, iniciativas e trabalho do líder anterior. Grandes feitos são reduzidos a nada, e investimentos financeiros são muitas vezes perdidos em nome da destruição de um período todo; ou pior: de uma vida.
É possível promover mudanças sem destruir o passado. Para isso, usa-se a ferramenta da desconstrução. É um processo lento, exige paciência e sabedoria. Trata-se de honrar o passado, mas sem a devoção da continuidade.
Espera-se, nesse processo, que, aos poucos, o que é novo obtenha um espaço maior, apareça com maior frequência, enquanto a herança passada vai, aos poucos, perdendo sua força, até que se torne apenas uma lembrança, digna de continuar nos anais da história, mas não de ditar regras para o futuro.
Desconstruir é um processo que não desonra ninguém e nem exige aquelas artimanhas, tão nocivas para os que conviveram com o líder anterior. Aliás, uma das piores maneiras de lidar com as heranças recebidas é destruir a imagem do líder anterior – por pior que seja essa imagem – diante daqueles que aprenderam a admirá-lo no passado.
Diante de alguma pressão por parte das heranças recebidas pelos líderes anteriores, a tendência de qualquer líder é destruir o passado e a imagem daqueles que fizeram história. Mas esse não é o melhor caminho. E nem o mais honroso.
É sempre melhor começar um trabalho de desconstrução. Isso pode demorar mais, porém terá um efeito muito melhor e será, no mínimo, mais maduro por parte de um líder que quer algo novo, mas que sabe que não está sozinho nesse mundo e que muitos já passaram por aqui antes dele.

Postado do Blog do Pastor Gimenez:
Imagem:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito agradecido pela sua visita. Deus o abençoe.
Thank you very much for your visit. God bless you.
Большое спасибо за ваш визит. Да благословит вас Бог.
Vielen Dank für Ihren Besuch. Gott segne dich.