WEB RÁDIO JESUS A VIDA

segunda-feira, 8 de maio de 2017

*ONDE SE VÊ A ÁRVORE NÃO SE VÊ A FLORESTA.*

VOLTANDO AO TAMANHO DA SACOLA, SE É QUE ALGUNS ACHAM ISSO O MAIS IMPORTANTE, SEGUNDO O MINISTÉRIO DA SAÚDE UMA CRIANÇA NÃO PODE CARREGAR MAIS QUE 10% DO SEU PESO.

A imagem pode conter: 1 pessoa
PROFESSOR ROBERTO GONDIM
Neste início de semana o que mais circulou nas redes sociais foi um meme ironizando o tamanho da mochila distribuída pela Secretaria de Educação de Jequié, como se esse fato fosse o mais importante para a Educação do Município.

O que chama atenção é que embora digam que é grande para as crianças, ainda seria pequena se usada para abrigar os relatórios contendo os péssimos índices herdados na Educação local, que envolvem baixa matrícula, baixo IDEB, baixo IOEB e mais sério ainda, a baixa proficiência dos alunos da Rede Municipal de Ensino.

A tarefa de recuperar estes índices começou com o aumento significativo de matrículas na rede, até porque lugar de criança é na Escola, mas precisará na verdade de uma força tarefa que envolva toda a sociedade de Jequié para melhorar os péssimos índices deixados pelas gestões anteriores.

Só no IOEB(Índice de Oportunidade da Educação Brasileira) , com nota 3,2, Jequié amarga o 4978° lugar entre os 5.500 municípios do Brasil. Sem contar o IDEB de 3,2 nas séries iniciais e 2,9 nas séries finais. Triste ter que afirmar que a proficiência do 9° ano em Matemática dos alunos de Jequié é de apenas 5%.

Voltando ao tamanho da sacola, se é que alguns acham isso o mais importante, segundo o Ministério da Saúde uma criança não pode carregar mais que 10% do seu peso. Sendo assim, parece que não tem como entregar a uma criança de Creche uma mochila com tamanho ideal. Ou será que estas pessoas querem afirmar que os pais de hoje não estão servindo nem pra carregar a mochila de seus filhos?

Aos críticos que estão apurando, prefiro como cidadão convidá-los para atuar em defesa de uma melhor educação para Jequié.

Para terminar, prefiro parafrasear os Novos Baianos que já diziam em "Mistério do Planeta":

"Que independente disso
(...) ando e penso sempre com mais de um
Por isso ninguém vê minha sacola."

Roberto Gondim
SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Fotografia Rede Social:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito agradecido pela sua visita. Deus o abençoe.
Thank you very much for your visit. God bless you.
Большое спасибо за ваш визит. Да благословит вас Бог.
Vielen Dank für Ihren Besuch. Gott segne dich.