WEB RÁDIO JESUS A VIDA

sábado, 4 de março de 2017

O ZELO COM A CASA DE DEUS. AGEU 1

E o templo abandonado...


Resultado de imagem para o zelo com a casa do Senhor
http://www.escola-dominical.com/2011_11_01_archive.html
Depois de um período difícil de cativeiro, resultado da desobediência a Deus, o povo de Judá foi advertido por profetas como Ageu, para consertarem suas vidas com o Senhor. Quando os judeus voltaram para suas terras, quiseram reconstruir suas casas destruídas, ou reformar as que tinham se mantido em pé, e assim fizeram. Mas, era necessário também voltar a se reunir para adorar a Deus, e isto não foi priorizado. As casas estavam bonitas, bem arrumadas e o templo abandonado.

Em Ageu 1, podemos ver Deus tratar com o povo a este respeito, ensinando as seguintes lições:

1ª Lição: Deus indica o pecado do povo (v. 2-4, 9b)  
Uma das lições mais importantes no cristianismo é a indicação da condição de pecado que a humanidade se encontra. Necessitando de verdadeiro arrependimento. Tanto os incrédulos como os crentes devem se arrepender constantemente para terem comunhão com Deus, pois somos pecadores, e por isto somos constantemente separados de Deus pelo pecado, necessitando assim de arrependimento, reconhecimento e confissão de pecados.

2ª Lição: Deus apresenta as conseqüências do pecado (v. 4-11) 
Toda ação gera uma reação, todo pecado gera consequências más. O povo não prosperava por causa do pecado. As coisas não davam certo, pois o diabo gosta de roubar os infiéis.

3ª Lição: Deus requer mudança de atitude (v. 5 e 7)
É necessário mudança de atitude. Aquilo que Deus manda, não pode ser negociado, mas custe o que custar, deve ser cumprido.

4ª Lição: Deus está com os que obedecem (v. 12-15)
Somente aqueles que resolvem obedecer, provam das bênçãos da companhia de Deus. “Eu sou convosco, diz o Senhor.” E a presença de Deus, faz toda a diferença em nossa vida.
Você quer hoje que Deus esteja contigo? Seja fiel nos dízimos, ofertas, na santidade e no amor aos irmãos e ao próximo.

CONCLUSÃO:
- O zelo com a casa de Deus é reflexo do verdadeiro amor a Deus.
- Deus abre os nossos olhos para reconhecermos nossos pecados, ele apresenta as conseqüências dos nossos pecados para agirmos com mudança e uma vez que mudamos, ele permanece conosco e nos abençoa.

Pr. Wilson de Lima Lucena

Grifo Nosso: “Pois o zelo pela tua casa me consome, e os insultos daqueles que te insultam caem sobre mim”.  Salmos 69:9


Postado do Blog Ide e Pregai:

Igreja Presbiteriana de Guaianases

http://www.ipreg.org.br/biblico.php?cod=4&pagina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito agradecido pela sua visita. Deus o abençoe.