WEB RÁDIO JESUS A VIDA

quarta-feira, 8 de março de 2017

COMO LIDAR COM OS "DONOS" DA IGREJA


  
Um pastor, por vezes, encontra dificuldades na sua igreja, quando no seu elenco há pessoas que se consideram "donas" da igreja ou são assim consideradas.
altAssim, uma idéia nova precisa ter a aprovação dessas pessoas. Só são boas as idéias que elas apresentam. Quase sempre, o resultado é o desânimo por parte do pastor e de outras lideranças.
Uma coisa que o pastor, nestas condições, não deve perder de vista é a motivação dessas pessoas. Eles querem o bem da igreja, mesmo que equivocadamente? São pessoas sempre dispostas para o trabalho? O que elas querem é apenas "mandar"? Se são pessoas de bom caráter, elas podem ser convencidas a tomar outra atitude. Neste caso, o caminho é conversar.
Se os "donos" são pessoas de caráter ruim e têm trazido prejuízo para a igreja, cabe ao pastor orar para que mudem (ou de caráter ou de igreja). Cabe também ao pastor orientar a comissão de indicações (ou coisa similar) para que os "donos" não alcancem cargos que lhes permitam dominar a igreja. Paciência é a virtude chave neste caso. Se um dia tiverem que ser enfrentados, o pastor só deve faze-los na certeza de que poderá vence-los. Fora disto, o prejuízo será pior.
Um cuidado essencial é o pastor não aderir à agenda do mal, adotando as mesmas práticas que condenam nos outros, como o autoritarismo e a manipulação. Os fins não justificam os meios. Um pastor não pode agir com a mesma moeda usada por aqueles que trazem danos à igreja.
Diante dos "donos", o pastor deve também se perguntar se não está errado. O fato de serem "donos" não torna tais pessoas sempre erradas. Pode ser que os opositores estejam certos. 
O melhor recurso contra os dados é pedir a Deus para ajudar a igreja crescer. Quando uma igreja cresce, os "donos" vão sendo diluídos. Daqui a pouco ninguém saberá quem são. Claro: esta não pode ser a motivação para o crescimento, porque não haverá crescimento vindo de Deus, mas do marketing humano. Quando há crescimento, há mais unidade.

Israel Belo de Azevedo

Postado do Blog Prazer da Palavra:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito agradecido pela sua visita. Deus o abençoe.