WEB RÁDIO JESUS A VIDA

domingo, 22 de janeiro de 2017

OS DOUTORES EM DIVINDADE E AS SUAS HERESIAS...

Como identificar se o seu pastor está pregando uma heresia?

Por Renato Vargens

Os nossos dias tem sido marcados pela multiplicação de heresias. Na verdade, existe um número significativo de líderes que por questões espúrias tem fabricado as mais variadas distorções teológicas.  Nessa perspectiva torna-se fundamental que o crente em Jesus aprenda a diagnosticar se o ensino defendido pelos seus pastores de fato é um ensino bíblico. Pensando nisso resolvi elencar sete questões que se observadas poderão auxiliar o cristão a discernir se o ensino pregado é uma heresia ou não.

1- Aquilo que o seu pastor está pregando tem base bíblica ou ele está anunciando aquilo que acredita ser uma revelação espirital? Lembre-se nenhuma revelação pode sobrepujar os ensinamentos das Escrituras. A Bíblia deve ser a nossa única e exclusiva regra de fé e nada absolutamente nada pode se sobrepor a ela.

2- O texto usado pelo seu pastor está dentro do contexto?  Cuidado com interpretações doutrinárias fundamentadas em versos isolados. Heresias costumam surgir em interpretações individualizadas e departamentalizadas das Escrituras.

3- O seu pastor tem usado textos do Antigo Testamento de forma alegórica? Cuidado! Interpretar as Escrituras alegoricamente é extremamente perigoso. Muitas das heresias disseminadas ao longo dos séculos se deveu ao fato de que alguns alegorizaram as Escrituras.

4- A fundamentação doutrinária usada pelo seu pastor está de acordo com o ensino geral das Escrituras? Cuidado com ensinos específicos que ferem a Palavra de Deus como um todo.

5- O seu pastor se considera um profeta ou apóstolo cuja palavra ou revelação está acima das Escrituras?
Se a sua resposta for sim, lamento lhe informar, mas provavelmente o seu líder espiritual é um falso profeta.

6- O seu pastor tem colocado técnicas de autoajuda ou conceitos da psicologia ou psicanálise acima das Escrituras? Cuidado, nenhum ensino, método ou doutrina humana pode prevalecer sobre as Escrituras.

7- A mensagem que o seu pastor costuma pregar visa a glória de Deus ou não? Ela é humanista, ensimesmada, e centrada no homem ou focada em Cristo? Lembre-se falsas doutrinas jamais glorificam a Deus e sim aos seus propaladores. 

Caro leitor, creio veementemente que boa parte dos nossos problemas eclesiásticos se deve ao fato de  não sabermos identificar heresias. Acredito também que isso se deva ao fato de nos últimos anos termos abandonado as Escrituras.

O reformador João Calvino costumava dizer que o verdadeiro conhecimento de Deus está na Bíblia, e de que ela é o escudo que nos protege do erro.

Em tempos difíceis como o nosso, precisamos regressar à Palavra de Deus, fazendo dela nossa única regra de fé, prática e comportamento.

Pense nisso!

Renato Vargens

Grifo Nosso:

Vivemos uma experiência num momento recente onde o trabalho era voltado para obreiros de certo Campo quando o Líder daquela Comunidade após a ministração tendo como base da mensagem o texto bíblico do "Mordomo Infiel" fez a seguinte citação na conclusão de sua mensagem de ensinamento: "Recomendo à vocês não fazerem nada EM NOME DA FÉ. Não adianta!"

O que você acha do comportamento deste Líder?

A Bíblia é clara: 

1. Ora, sem Fé é impossível agradar a Deus | Hebreus 11:6
www.prazerdapalavra.com.br/.../473-romanos-51-2-a-natureza-da-f-seg...

A NATUREZA DA SEGUNDO A BÍBLIA 1. A FÉ NOS SALVA Ter fé é aceitar ser justificado por Deus, que vem ao encontro dos que deixam de confiar em si ...
https://www.bibliaonline.com.br/acf/hb/11

1 Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. 2 Porque por ela os antigos alcançaram testemunho.
7. OS DEZ HERÓIS DA FÉ:
http://ellosdepaz.blogspot.com.br/2015/09/10-herois-da-fe.html


Postado do blog de Renato Vargens:
Renato Vargens

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito agradecido pela sua visita. Deus o abençoe.
Thank you very much for your visit. God bless you.
Большое спасибо за ваш визит. Да благословит вас Бог.
Vielen Dank für Ihren Besuch. Gott segne dich.