WEB RÁDIO JESUS A VIDA

sexta-feira, 17 de junho de 2016

TEMER CORTA R$ 11,2 MI EM CONTRATOS DE SITES CONSIDERADOS PRÓ-PT

NELSON DE SÁ
DE SÃO PAULO

A Presidência, ocupada pelo interino Michel Temer (PMDB), confirmou a suspensão da publicidade federal em sites próximos à presidente afastada, Dilma Rousseff (PT), como "Brasil 247" e "Diário do Centro do Mundo".
"Do ponto de vista da comunicação, o governo estava anunciando somente em blogs que refletiam parte da opinião pública, não representando a multiplicidade das opiniões", escreveu o Planalto, em resposta à Folha.
O corte totaliza R$ 11,2 milhões, de contratos que teriam sido firmados pouco antes do afastamento de Dilma. Englobam repasses de administração direta, como ministérios, e indireta, como empresas e bancos estatais.
A verba será distribuída por outros veículos. "Como é impossível obter representação ideal [de opiniões], o governo definiu como prioridade produtos que tenham cunho jornalístico, de interesse público", afirmou o Planalto.
Procurada, a Petrobras respondeu que em julho deixa de anunciar nos sites bloqueados e "concentrará a verba publicitária nos principais portais, como UOL [do Grupo Folha], Globo.com e R7, além de redes sociais (Facebook) e sites segmentados (Quatro Rodas, Globo Esporte)".
Antes isentos do corte, os repasses para "Congresso em Foco" e "Observatório da Imprensa" também acabaram bloqueados depois de análise jurídica, segundo a Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom).
A suspensão dos R$ 11,2 milhões teria sido resultado de um primeiro pente fino, sobre contratos mais recentes, e novos bloqueios poderão acontecer. Paralelamente, o Tribunal de Contas da União (TCU) vem realizando uma auditoria nos gastos com publicidade de 2015/2016.
O valor cortado até agora, na verdade, é irrisório perto dos dispêndios anuais com publicidade federal. Em 2015, o total gasto pelo governo Dilma, sob comando da Secom, foi de R$ 1,86 bilhão. A maior parte foi para TV, R$ 1,23 bi.
A Secom não quis detalhar os dados relativos aos R$ 11,2 milhões, mas a Folha confirmou informações publicadas por sites como "O Antagonista". Os repasses incluíam, além dos sites citados, títulos como "Conversa Afiada", "SRZD" e "Opera Mundi".

'CENSURA'
Também atingido pelo corte, Luis Nassif, editor do site "GGN" e do blog que leva seu nome, diz que, "à medida que o governo define claramente que blogs ou sites críticos a ele não podem ter publicidade de bancos, a Secom agora está atuando politicamente".
"Nós estamos sofrendo um processo de censura", afirma Nassif, acrescentando que seus contratos de publicidade com bancos federais vêm do governo FHC. "Esse relacionamento com Banco do Brasil e Caixa é muito mais antigo que o governo do PT."

Postado do Site Folha de São Paulo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito agradecido pela sua visita. Deus o abençoe.