WEB RÁDIO JESUS A VIDA

quarta-feira, 22 de julho de 2015

ITABUNA LUTA PELA CRIAÇÃO DE REGIÃO METROPOLITANA ENQUANTO JEQUIÉ PERDE DIVERSAS CONQUISTAS AO LONGO DAS ÚLTIMAS DUAS DÉCADAS...

Augusto Castro defende criação de Região Metropolitana do Sul da Bahia


Augusto Castro defende criação de Região Metropolitana do Sul da Bahia

Blog Radar Notícias
A criação da Região Metropolitana do Sul da Bahia (RMSB) foi proposta por Augusto Castro, líder do Bloco Partidário PSDB/PRB/PSC, na Assembleia Legislativa. Para evitar a argumentação de inconstitucionalidade, uma vez que esse é um ato exclusivo do Poder Executivo, o deputado solicitou a RMSB através de Indicação na Assembleia Legislativa, acompanhada de minuta de Projeto de Lei para ser discutido com o Governo do Estado. A sua proposição foi bastante elogiada em plenário, principalmente pelos deputados do PT Paulo Rangel e Zé Raimundo. “Itabuna e o Sul da Bahia já contribuíram muito com o PIB do Estado e precisa agora que o governo cumpra com o que está previsto na Constituição Estadual, criando a Região Metropolitana", defendeu Augusto Castro em discurso no plenário.
Augusto Castro ressalta que a criação da Região Metropolitana do Sul da Bahia é um grande desafio, mas acredita que através dessa ação a região poderá dar um grande salto para o futuro com desenvolvimento socioeconômico planejado e integrado. De acordo com a minuta do Projeto de Lei Complementar anexada à Indicação do Deputado a RMSB seria integrada pelos seguintes municípios: Almadina, Barro Preto, Buerarema, Coaraci, Floresta Azul, Ibicaraí, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Itajuípe, Itapé, São José da Vitória e Uruçuca. Foram aplicados ao esses municípios critérios de interesse comum metropolitano, relações territoriais, funcionais, econômicas, logísticas e sociais em estágio avançado; empregos nos setores secundário e terciário e outras funções diversificadas, baseando-se nos Estudos da Rede Urbana do Estado(2011) e no Estudo de Impacto Ambiental do Porto Sul (2010).
Os Deputados petistas Zé Raimundo , da região de Vitória da Conquista, e Paulo Rangel, da região de Paulo Afonso, consideraram muito importante a iniciativa de Augusto Castro. Em discurso, Paulo Rangel destacou que a criação da região Metropolitana ampliará o potencial de desenvolvimento do Sul da Bahia e Itabuna tem grande potencial para ser a sede da Região Metropolitana.
CRITÉRIOS ATENDIDOS - Em sua justificativa na minuta do Projeto de Lei Complementar, o Deputado Augusto Castro ressalta que Itabuna atende aos critérios para ser sede de uma Região Metropolitana: “ Itabuna está localizada estrategicamente entre as BR's 101 e 415, é a quinta cidade mais populosa da Bahia, com 218.924 habitantes, de acordo com o último censo realizado pelo IBGE, tem o maior Produto Interno Bruto (PIB) da região, o melhor IDH - Índice de Desenvolvimento Humano e polariza uma parcela da região onde se encontra, influenciando e abastecendo com serviços e produtos os municípios adjacentes”.
Itabuna tem grande atividade nos setores secundários e terciários da economia, é o centro mais relevante do sul do Estado da Bahia, seja nas questões dos sistemas de comunicação, no setor energético com a implantação do gasoduto, na saúde pública, na educação com a atuação da Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB e das instituições de privadas, e nos transportes intermunicipais.

Texto - Vanda Amorim - MTb 1339/PE

Postado do Blog do Deputado Augusto Castro:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito agradecido pela sua visita. Deus o abençoe.
Thank you very much for your visit. God bless you.
Большое спасибо за ваш визит. Да благословит вас Бог.
Vielen Dank für Ihren Besuch. Gott segne dich.