WEB RÁDIO JESUS A VIDA

quinta-feira, 25 de junho de 2015

POLÍTICA: NOVO, SÓ SE FOR NOVO...

“Esquecer é uma necessidade. A vida é uma lousa, em que o destino, para escrever um novo caso, precisa apagar o caso escrito”. 
Machado de Assis




Tem-se falado muito em um novo momento para Jequié. Diz-se que a população Jequieense precisa e anseia por um novo gestor, uma  nova fase para esta cidade, um novo jeito de governar, que vise o crescimento econômico, social, cultural, ecológico e da autoestima dessa que já foi vista como uma terra promissora.
Mas, afinal, o que é esse “Novo”? O Velho tem alguma coisa a oferecer, ou deve ser extinto?

Novo fala de algo inusitado, revolucionário, transformador. Não é possível pensar em um “novo” com uma velha cabeça. Ninguém vai a uma loja de usados comprar algo novo. Oras!
Novo é o que nunca foi usado! Se alguém usou, isso não pode mais ser considerado novo, no máximo, seminovo.
E no caso de nossa cidade? Dá pra se mostrar como Novo um filme onde só se muda o ator principal? Onde o roteirista, o diretor e o produtor  já trabalharam na mesma obra outras vezes e já tem a novela toda escrita? E ainda, se recusam a mudar a trama?    
Não basta oferecer um “Nome Novo” para uma candidatura, não basta dizer: “Olha, eu nunca fui candidato”. É preciso oferecer um NOVO MODELO DE GESTÃO PÚBLICA. É disso que esta cidade precisa. De um GESTOR, de alguém que entenda que não é um Rei entronizado, mas um funcionário público remunerado e escolhido por vontade popular. 
Mas, será que é possível exercer uma gestão assim amarrado nos velhos grupos sanguessugas? É possível gerir os recursos públicos para o bem público, cheio de dívidas de campanha, cheio de cobranças a promessas feitas para cabos eleitorais, cheio de gulosos na mesa esperando a partilha do bolo?
Não basta dizer que é NOVO, é preciso oferecer um novo modelo. Que não é novo em outros lugares, mas, que, para a mentalidade politiqueira de nossa cidade, é quase a descoberta do Elo Perdido.    
Pense, avalie, vote com consciência. Se eles não querem mudar, então vamos impor a mudança.


Davi Oliveira


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito agradecido pela sua visita. Deus o abençoe.
Thank you very much for your visit. God bless you.
Большое спасибо за ваш визит. Да благословит вас Бог.
Vielen Dank für Ihren Besuch. Gott segne dich.