WEB RÁDIO JESUS A VIDA

sábado, 24 de agosto de 2013

CARTA ABERTA AOS VEREADORES !

À câmara de vereadores de Jequié.

Caros vereadores,

Diante das intensas mobilizações da sociedade brasileira em todo o país, ocorridas desde junho deste ano e conseguindo trazer milhares de pessoas, em especial jovens, para as ruas nas principais cidades, as entidades estudantis lançam esta carta aberta em defesa da educação e da melhoria da qualidade de vida da sociedade Jequieense.

Resultado de muitas lutas ao longo dos anos e da elevação da perspectiva de uma
sociedade com ampla capacidade de reivindicar por melhorias condizentes ao processo de desenvolvimento do país nos últimos períodos, os estudantes se organizam mais uma vez nesse dia 23 de agosto (mês que se comemora o dia do estudante) para realizar sua jornada de lutas com pautas que são latentes e históricas para todos nós.

O crescimento da economia brasileira nos últimos anos e a implementação de algumas transformações foram responsáveis por elevar o desenvolvimento social e econômico do Brasil, trazendo melhorias importantes como o aumento do salário mínimo, o crescimento do número de ofertas de emprego, a diminuição do número de famílias na linha da extrema pobreza e a elevação de nossa economia ao status de 6º maior economia do mundo.

Jequié também acompanhou esse período com um crescimento econômico que fez da cidade uma das maiores economias do estado e construiu um momento propício para mudanças e melhorias para grande parte da população de nossa cidade.

Tudo isso também foi sentido no seio da educação, com a ampliação da oferta de vagas no ensino técnico e superior, com a implantação do ProUni que colocou mais de 1 milhão de estudantes nas faculdades brasileiras e do ReUni que garantiu a expansão das universidades federais. No estado com a implantação de diversas escolas de referência em ensino médio, programas de intercâmbio e a possibilidade de um novo campi da Universidade Estadual do Meio Rio de Contas – e o anseio da implantação de uma universidade federal em nossa região , levando o ensino superior a diversas cidades desta vasta região.

Apesar de tantas transformações o crescimento social drástico do Brasil só se dará a partir do avanço nas mudanças no tocante a educação, que apesar de estar em um momento diferente de outrora, ainda não consegue cumprir com seu papel transformador e ainda não atende com qualidade grande parte da juventude brasileira.

Porem, Jequié não tem acompanhado esses avanços e nossa educação hoje tem o 2° pior IDEB do pais para nossa profunda tristeza. A educação básica ainda é a mesma de décadas atrás com um ensino tradicionalista, fato que acontece mesmo nas escolas de referência em ensino médio, e que não traz atrativos para o aluno e ainda se baseia na exclusão, no preconceito e na pouca democracia, elevando o número de evasão escolar e deixando de contribuir com o desenvolvimento do estudante e sua preparação para o ensino superior e o mercado de trabalho. Por uma Nova Escola gratuita e de qualidade, com laboratórios, quadras poliesportivas, projetos de integração com toda a comunidade escolar e um ensino integral diversificado.

Pela Democratização da escola, com abertura à participação das entidades estudantis no cotidiano escolar, combate ao racismo, machismo e a homofobia.
Nossa educação municipal hoje tem sofrido com o descaso e vem sendo relegada a segundo ou terceiro plano quando na verdade deveria ser prioridade não aquentemos mais ver nossas escolas com suas estruturas físicas totalmente destruídas colocando em risco a vida de todo a comunidade escolar como se não bastasse falta merenda e quando tem não e uma merenda de qualidade como e recomenda pelo ministério da educação, nosso transporte chega a doer na alma, os motoristas não recebem a vários messes e todos eles são pais de famílias além de faltar carros adequados e com segurança pois o que vem se fazendo em Jequié e um grande improviso com veículos super lotados e sem condições e itens de segurança para transportar vidas.

Mais vimos vossas excelências apadrinhado seus cabos eleitores nesses linhas escolares e nas unidades escolares inviabilizando nossa educação e isso e lamentável pois nossa educação tem agonizando e pedindo socorro com altos gemidos que toda a sociedade tem ouvindo mais parece que vocês preferem não ouvir ou melhor fantasiar uma cidade perfeita que não existe como vimos nessa semana o edil e líder da prefeita falar como se Jequié estivesse uma cidade de primeiro mundo enquanto os demais componentes da casa legislativa brigam entre si e distribuem ataques uns aos outros nas seções e o que falar então das CPIs em andamento que já sentimos o cheiro de uma enorme pizza e não vemos os nobres cumprirem seus dever, para que vocês foram eleitos ?? Para fiscalizar o executivo para que o mesmo cumpra seu papel ou para viverem entre vocês em um mundo encantado??

Nossa Jequié sofre como nunca, temos um governador que definitivamente não gosta de Jequié depois de ter usando todos os cidadãos desta terra para chegar ao palácio de Ondina. Fez de nossa cidade objetivo descartável e vimos que nossa prefeita e também a camará que fazer com Jequié o mesmo que o governador fez da as costa literalmente .

Nossa juventude está desempregada e sem perspectivas por isso grande parte ver no uso de drogas a folga para tentar esquecer seus problemas muitos outros vem na comercialização a oportunidade de sobrevivência que lhe foi negada pelo poder público, uma outra parte busca o caminho da prostituição e outra parte tem que abandonar sua vida e sua família e ir buscar uma oportunidade nos grandes centros do pais; já não temos nem uma opção de lazer nosso esporte tá morto nossos programas sócias em parceria com o governo também não funciona nossa saúde que já estava mal das pernas entrou de vez na UTI e está em coma e também sem perspectivas de melhoras por tão cedo.

Hoje só a iniciativa privada de Jequié é que sustenta tudo, então vamos ficar aqui sofrendo eternamente e só podendo contar com a ajuda divina, porque hoje o povo de Jequié só pode olhar pro céu e fazer uma oração antes de dormir, com fome, sem saúde e sem dinheiro no bolso para suas necessidades básicas.

A Universidade estadual de Jequié (UESB) não consegue ampliar o número de vagas de forma qualitativa, tendo em seu campi uma estrutura que não contribui para a produção e ampliação do conhecimento, além de não assistir o estudante oriundo das classes populares que mesmo após a conquista da gratuidade da universidade pela luta dos movimentos estudantis, ainda tem uma realidade que não contribui de forma positiva para a permanência do estudante até o termino do curso.

Foram em momentos como esse, que o movimento estudantil mais conseguiu vitórias em prol da sociedade brasileira. As ruas são espaços propícios para as lutas dos estudantes, e foi nas ruas onde as grandes vitórias do movimento estudantil foram conquistadas. Por isso aproveitamos esse momento de efervescência no país para ir às ruas para conquistar:

• Passe-Livre irrestrito para todos os estudantes de Jequié.
• Meia-Passagem intermunicipal.
• Maior financiamento estudantil através da destinação dos 100% dos royaties para educação,
Através de grandes mobilizações; além de 50% do fundo social do pré-sal e de 10% do PIB em investimentos educacionais, que já tramitam no congresso nacional.

Aproveitar o momento para avançar nas mudanças é responsabilidade do movimento estudantil, e todos que sonham com uma cidade e uma educação do tamanho dos nossos sonhos, esse é o pensamento de todas da entidade e dos grêmios estudantis .sendo assim assina-se esta carta na esperança de que esta casa possa contribuir para as melhorias necessárias na educação de Jequié e ampliar suas discussões no cenário municipal .

Certos da compreensão, aguardamos resposta.

Jequié - Bahia, 23 de Agosto de 2013

União Municipal Dos Estudantes Secundaristas De Jequié e Região – UMES

Texto extraído do Facebook da UMES:

Um comentário:

1. Olá que a Paz do nosso Senhor Jesus Cristo esteja sobre ti e tua casa.
    conheçi seu blog através do CBP egostei muito .
    Que Deus continue te abençoando .

ResponderExcluir

Muito agradecido pela sua visita. Deus o abençoe.