WEB RÁDIO JESUS A VIDA

terça-feira, 30 de julho de 2013

MOÇÃO DE APOIO À GREVE DOS PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE JEQUIÉ

CONSELHO NACIONAL DE LEIGOS E LEIGAS DO BRASIL
(Organismo ligado à CNBB)

O Conselho de Leigos e Leigas da Diocese de Jequié vem a público manifestar o seu apoio aos profissionais da educação do município de Jequié, em greve já há alguns dias, cobrando da atual gestão municipal melhorias no sistema educacional público.
Sabemos que o direito à greve é uma conquista da classe trabalhadora em países democráticos e que, muitas vezes é o único recurso a ser utilizado diante da indiferença de muitos gestores frente às reivindicações justas e necessárias de qualquer setor profissional. E infelizmente esse é o caso do setor de educação do município de Jequié. Mas também, preocupa-nos o fato de saber que muitos estudantes, que poderiam estar na escola, estão em casa ou mesmo nas ruas, sem saber como ocupar o tempo que seria da escola. Por outro lado também é verdade que os profissionais da educação não podem ser penalizados em nome do funcionamento precário destas mesmas escolas.
Apoiamos as justas reivindicações que vêm sendo defendidas por estes profissionais, tais como: escolas sem reforma até agora (desde o início da atual gestão); transporte escolar precário; merenda escolar insuficiente; ingerência de alguns vereadores nas escolas ( tirando a autonomia de muitas delas) e ainda o descumprimento da Lei do Piso Nacional que obriga qualquer prefeitura a reajustar o salário dos professores a partir de janeiro de cada ano (e até o atual momento essa lei não foi aplicada aqui em Jequié).
Unimos nossa voz à voz da APLB-SINDICATO e às vozes de todos aqueles que afirmam essas reivindicações e cobramos do Executivo Municipal providências urgentes para que nossos estudantes não fiquem sem esse direito primário de todo ser humano que é o de ter escola e escola de qualidade. Sugerimos ainda que a senhora prefeita municipal abra o diálogo com a coordenação da greve, pois o diálogo é o caminho mais curto para viabilizar a solução de muitos problemas. Não entendemos o silêncio da prefeita e do executivo municipal nesse tão delicado momento.
Finalizamos esta breve Moção com as sábias palavras do apóstolo Tiago em sua Carta quando diz: Patrões... o salário, do qual privastes os trabalhadores clama e o clamor dos trabalhadores chegou aos ouvidos de Deus (cf Tg 5,4). Que esse clamor se faça real todas as vezes que a classe trabalhadora for injustiçada.
A todos os companheiros e companheiras saudações fraternas.
CONSELHO DIOCESANO DE LEIGOS E LEIGAS.

Postado do Site da APLB Jequié:
:: APLB Sindicato - Jequié - Bahia ::

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito agradecido pela sua visita. Deus o abençoe.
Thank you very much for your visit. God bless you.
Большое спасибо за ваш визит. Да благословит вас Бог.
Vielen Dank für Ihren Besuch. Gott segne dich.