WEB RÁDIO JESUS A VIDA

sábado, 9 de fevereiro de 2013

COLOCAR OU TIRAR A MÁSCARA?


Há uma propaganda de uma marca de cerveja circulando na mídia que me chamou a atenção. O mote é o seguinte: no carnaval, através de fantasias, você pode ser quem quiser. Realmente, este período é marcado por uma forte permissividade. Pode-se tudo, inclusive ser alguém que você não é.
O grupo com quem Jesus mais travou debates foi o dos fariseus. E a palavra que Cristo mais usou contra o comportamento deles foi: hipócritas. Ora, esta palavra é uma transcrição do vocábulo grego "hypochrités", que era usada para designar os atores gregos que usavam máscaras de acordo com o papel que representavam numa peça teatral. Ou seja, fingiam ser alguém que não eram. Obviamente, Jesus não está condenando a representação teatral. Ocorre que os fariseus aparentavam uma espiritualidade no dia a dia que de fato não a tinham: “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, por que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos mortos e de toda imundícia; Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas, por dentro, estais cheios de hipocrisia e iniquidade” (Mt. 23: 27-28).
A hipocrisia é uma grande tentação para os cristãos. Como falamos que tivemos uma experiência poderosa com Deus, somos tentados a mostrar que vivemos em um alto nível espiritual. Por isso, tantos testemunhos são exagerados e pecados omitidos.
Mas, o apóstolo Paulo não se envergonhou em dizer que era “o principal dos pecadores” e o “mínimo de todos os santos”. Também não escondeu o fato de que havia aprendido a estar contente em toda e qualquer situação revelando, assim, que não estava vivendo com contentamento antes. Também somos chamados por Deus a viver sem máscaras. Achar sempre defesa para nossos pecados é infantil e inútil. 
A conversão não nos transforma em anjos, continuamos pecadores. Como alguém já disse, somos como mendigos que achamos pão. É somente quando aceitamos quem somos que podemos ser transformados em quem o Senhor quer.

George Gonsalves  

Postado no Blog Graça e Saber:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito agradecido pela sua visita. Deus o abençoe.
Thank you very much for your visit. God bless you.
Большое спасибо за ваш визит. Да благословит вас Бог.
Vielen Dank für Ihren Besuch. Gott segne dich.