WEB RÁDIO JESUS A VIDA

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

APLB - SINDICATO FARÁ ASSEMBLEIA HOJE PARA DISCUTIR PAGAMENTO DE SALÁRIO E 13º


Jequié: APLB marca assembleia geral para discutir atraso de salário e ação judicial



Assembleia da APLB no salão P. N. S. das Graças que aprovou proposta de acordo com a PMJ. Foto: Gicult
Assembleia da APLB no salão P. N. S. das Graças que aprovou proposta de acordo com a PMJ. Foto: GicultSA
O atraso do pagamento dos salários dos professores referente ao mês de dezembro passado, da gestão do prefeito Luiz Amaral, está causando muitos transtornos na vida de muitos integrantes da categoria. Como a atual administração alegou que não tinha recursos suficientes para quitar a dívida salarial, inclusive o terço de férias, a APLB-Sindicato Jequié, com a aprovação de uma assembleia geral em janeiro, aceitou negociar com o Executivo o pagamento imediato para alguns níveis salariais e os do nível 5 – o maior grupo - para este mês de fevereiro e no de março. Depois disso, outras audiências da APLB aconteceram na Prefeitura, inclusive com a presença da prefeita Tânia Britto - no dia 7 de fevereiro -, e também saiu a decisão da Justiça sobre o atraso no salário, ação movida pelo sindicato na primeira quinzena de janeiro. Como há sempre necessidade de informações sobre o assunto, o leitor do GICULT, num comentário, fez as perguntas abaixo. Leia a resposta que a editoria do site tem até o momento.
Audiência da prefeita Tânia Britto com a APLB, no dia 7 de fevereiro. Foto: Gicult
Audiência da prefeita Tânia Britto com a APLB, no dia 7 de fevereiro. Foto: Gicult
- PERGUNTA DO LEITOR:
Olá Gildásio. Se você puder, por favor esclareça uma situação/informação: é verdade que o juiz do fórum de Jequié deu ganho de causa ao sindicato APLB para a prefeitura pagar o salário atrasado dos professores imediatamente? Se sim, porque a diretora do sindicato não está falando nas rádios nem para os professores? Qual é o caso mesmo? Por favor, esclareça. (16/02/2013).
- RESPOSTA DO GICULT:
O leitor acima, de nome Dario P. Couto, nos pede informações a respeito do resultado de uma ação judicial impetrada pela APLB-Sindicato Jequié contra o atraso do salário de dezembro, da gestão do prefeito Luiz Amaral. Sobre este assunto, a professora Claudenice Santana, diretora regional do sindicato, postou em seu facebook, no dia 13 de fevereiro, a seguinte mensagem: “O Juiz da 2ª Vara Civil, Dr Tibério, concedeu liminar, no dia 07 de Fevereiro, determinando que a Prefeitura Municipal de Jequié, realizasse o pagamento dos salários atrasados (mês de dezembro e 1/3 de férias) dos professores em 48 horas. O Mandado de Segurança foi impetrado pelo departamento jurídico da Aplb Jequié, através das advogadas Drªs Tainá Roriz e Ana Carolina Barbosa”. Nesta mesma data do parecer do Juiz, quinta-feira 7, às 18h, integrantes do Sindicato tiveram uma audiência previamente agendada com a prefeita Tânia Britto, a Secretária de Fazenda Lícia Quadro e outro integrante do governo municipal para conversar sobre o não pagamento do salário de dezembro e o 1/3 de férias, questão que já fora objeto de acordo no mês de janeiro, independente da questão judicial, e o corte de salário das dirigentes sindicais. Como a decisão da Justiça repercutiu depois do Carnaval, a diretoria da APLB-Jequié participou de uma audiência na Prefeitura na tarde do dia 14 de fevereiro, quinta-feira, para tratar do assunto. A ideia, divulgada em comentário de membros da direção sindical na mesma mídia social, é negociar com o Executivo e encontrar a forma de pagamento, inclusive do terço de férias, e assim evitar a protelação por recurso judicial. No dia seguinte, 15 de fevereiro, também à tarde, a diretoria da APLB local fez uma reunião ampliada com o Comando de Mobilização para discutir o que foi tratado na reunião com os representantes do Executivo e definir a forma de encaminhamento da questão na assembleia desta segunda-feira, dia 18, às 10h, no Auditório da Terceira Visão.
Assembleia geral nesta segunda-feira 18, 10h
Na sexta (15), o Gicult tentou obter mais informações, mas a diretora geral do Sindicato informou que tudo o que está acontecendo será dito nesta assembleia da categoria, o fórum que vai tomar uma posição sobre o assunto.
Postado no Site GICULT:
Gicult

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito agradecido pela sua visita. Deus o abençoe.
Thank you very much for your visit. God bless you.
Большое спасибо за ваш визит. Да благословит вас Бог.
Vielen Dank für Ihren Besuch. Gott segne dich.