WEB RÁDIO JESUS A VIDA

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

A IGREJA AO GOSTO DO "FREGUÊS"


Nosso mundo se tornou tão complexo na organização econômica e nas relações de comércio que a palavra mercado soa hoje como a descrição de uma divindade tão irada quanto instável.
É facilmente perceptível que muitas igrejas estão mais próximas das leis de mercado do que das leis de Deus; digo isso porque são movidas por desejos obsessivos de “agradar ao freguês”, como se atender às preferências individuais fosse determinante na construção de uma igreja bíblica.
Assim também, uma parte considerável das pessoas que procuram as igrejas tem em vista unicamente as possibilidades de bênçãos divinas, muito acima do que desejam retribuir, alimentando o insaciável “mercado da fé”.
O negócio não é difícil, aliás é até bem simples. Basta um líder carismático, com boa oratória, que saiba mesclar filosofia popular com chavões bíblicos (quanto mais chavão, e quanto menos bíblico, melhor); um discurso ‘afinado’ com as mais recentes tendências culturais, sempre em nome da contextualização do Evangelho; uma visão estratégica das inúmeras possibilidades de aproximar todo tipo de novidade da igreja, ou de transformar a igreja em uma constante novidade, e pronto, o freguês vai ficar satisfeito.
Entretanto, edificar a igreja de Cristo é algo muito além das regras que regem os bons negócios e as boas empresas. A congregação do salvos é formada por indivíduos que não estão preocupados em privilegiar gostos pessoais, mas, prioritariamente, em incentivar uns aos outros a viverem o que a Bíblia ensina.
Longe de ser uma lista de preferências personalizadas, as características da igreja, do ponto de vista pessoal, devem ser aquelas que a Palavra de Deus menciona, dentre as quais pode-se destacar:

Ü  Cada um deve andar segundo o seu chamado (1 Coríntios 7:17)
Ü  Cada um entende e age como parte do corpo de Cristo (1 Coríntios 12:18)
Ü  Cada um contribui com liberalidade, segundo o propósito do coração (2 Coríntios 9:7)
Ü  Cada um tem consciência da sua importância e papel na sua família (Efésios 5:33), e na família de Deus.
Ü  Cada um anda em verdade e humildade e age sem partidarismo (Efésios 4:25, Filipenses 2:3)
Ü  Cada um se preocupa com o outro (Filipenses 2:4)                                               
Ü  Cada um vai ser recompensado de acordo com a sua obra. (Efésios 6:8; 1 Coríntios 3:13)

Cada um agindo assim, por certo não seremos uma igreja que satisfaz a todos, especialmente aos “fregueses da fé”, mas certamente  agradaremos a Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito agradecido pela sua visita. Deus o abençoe.
Thank you very much for your visit. God bless you.
Большое спасибо за ваш визит. Да благословит вас Бог.
Vielen Dank für Ihren Besuch. Gott segne dich.