WEB RÁDIO JESUS A VIDA

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

BIBLIOTECA MÓVEL “PLANTANDO ESPERANÇA” / MOBILE LIBRARY "PLANTING HOPE"


Para ganhar conhecimento, adicione coisas todos os dias. Para ganhar sabedoria, elimine coisas todos os dias.Lao-Tsé





O Mui Digno Pastor Marcos Francisco    (https://www.facebook.com/pr.marcosfr?fref=ts) Có-pastor da Igreja Evangélica Assembleia de Deus na Cidade de planalto (http://planalto.ba.gov.br/), Bahia visando transmitir conhecimento teológico a todos quantos queiram e não dispõe do mínimo de recursos , então resolveu buscar apoio dos mais diversos veículos para que lhe possibilite a execução de seu Projeto para capacitar e dar suporte aos Cursistas de Teologia  e, para tanto solicita DOAÇÃO de Livros de Teologia Sistemática, COMPUTADORES e/ou  materias similares  para montar uma Grande Biblioteca com Laboratório de Informática para atender esta demanda é que brotou em seu coração este Projeto.
O material da Biblioteca estará disponível de forma gratuita aos Cursistas na modalidade de Empréstimo, assim como poderá esta fazendo uso do Laboratório de informática para suas pesquisas e como suporte para os que já cursam.
O Projeto em tela vida toda a comunidade de Planalto cidade localizada no Sudoeste da Bahia próxima a Vitória da Conquista. Só Deus poderá recompensar sua atitude altruísta. 

Projeto: BIBLIOTECA TEOLÓGICA INTERDENOMINACIONAL MOVEL
Autor: Pastor Marcos Francisco

LOCAL PARA ENVI0 DOS LIVROS E/OU OUTRO MATERIAL
Rua: 30 de Março nº 31
Bairro: Senhor do Bonfim
CEP: 45.190-000 Planalto – Bahia – BRASIL.

COMO ORGANIZAR E MANTER SUA BIBLIOTECA

Organizar uma biblioteca pode ser trabalhoso dependendo da quantidade de itens, mas vale a pena ter os livros, revistas, textos impressos e arquivos digitais, CDs e DVDs arrumados e facilmente localizáveis para o uso. A organização requer certa criatividade, pois se a biblioteca for de uso particular, você está livre para escolher o sistema que mais agrada e melhor satisfaz suas necessidades. Você pode separar os itens por tema, idioma ou autor, colocá-los em ordem alfabética ou combinar mais de um desses métodos. As possibilidades são diversas. Para uma biblioteca de uso público, é preciso seguir as normas da bibliotecomomia e receber ajuda de um profissional da área.
……………………………………………………………………………………………………………………………………..
Examine o acervo da sua biblioteca
A primeira coisa a fazer é examinar cada item e decidir se você quer mantê-lo em sua biblioteca. Não guarde materiais que você já sabe que não têm utilidade. Eles só acumulam poeira e dão trabalho desnecessário. Os itens que você descartar podem ser úteis a outras pessoas. Pense na possibilidade de doá-los para pessoas ou bibliotecas que tenham interesse em aproveitá-los.
……………………………………………………………………………………………………………………………………..
Separe os itens e decida como classificar
 Separe o acervo da sua biblioteca pelos tipos de material: livros, revistas, textos, mídias.

 Agrupe os itens de acordo com o critério de organização escolhido. A separação por tema costuma ser a mais usada, mas você pode escolher outro critério que vá ao encontro do uso que você faz dos materiais. Por exemplo, os itens poderiam estar separados de acordo com as disciplinas que você estuda ou leciona ou por áreas de trabalho. As possíbilidades são várias.

 Defina a sequência nas prateleiras.

 Escolha um método de identificação para cada item, que permita recolocá-lo no lugar certo após o uso. Se a sua biblioteca tiver até 500 itens, você pode criar siglas ou um sistema de cores para identificar cada tema. A classificação de uma biblioteca pessoal não precisa ser excessivamente detalhada nem precisa seguir os esquemas de classificação mais usados − a Classificação Decimal de Dewey (CDD) ou a Classificação Decimal Universal (CDU). No entanto, se a sua biblioteca não for tão pequena, você pode usar as classes e divisões básicas de um esquema de classificação para facilitar a organização do seu material. Aqui você encontra um breve panorama da CDD, em português, para uso em uma biblioteca cujo acervo se concentre mais nas áreas de Bíblia, teologia e cristianismo. Você pode consultar também o site da OCLC para mais detalhes sobre a Dewey Decimal Classification em inglês.

 Dentro de cada tema, você pode organizar os itens pela ordem de sobrenome do autor. Se necessário, coloque os títulos de um mesmo autor em ordem alfabética também. Na biblioteconomia, existem tabelas para esta ordenação − as tabelas PHA e Cutter −, mas uma biblioteca pequena não requer seu uso. Para os livros, é aconselhável usar uma etiqueta de identificação no dorso.

Um exemplo para o livro Teologia Básica, de Charles Ryrie, usando a CDD e um complemento livre para o autor e título:
231 ……. (231 de teologia cristã pela tabela da CDD para indicar o tema)
Ryrie – T (Sobrenome do autor e primeira letra do título. Para mais títulos do mesmo tema e autor iniciando com a letra T, insira mais letras do título)
Um exemplo para o mesmo livro, usando a CDD e a tabela Cutter para a notação do autor.
231 ……. (231 de teologia cristã pela tabela da CDD para indicar o tema)
R995t …..(para mais títulos do mesmo tema (231) e autor (R995) iniciando com a letra T, insira mais letras do título)
……………………………………………………………………………………………………………………………………..
Catalogue cada item
Catalogar significa reunir sistematicamente as informações sobre o item para facilitar a busca no acervo. Todas as informações são voltadas para descrever o documento: autor, título, número de páginas, assuntos, editora, data de edição. O computador ajuda muito nesta tarefa, que deve ser feita com cuidado. O que está na estante deve corresponder exatamente ao que está no computador para permitir que os itens sejam encontrados. Além de catalogar os materiais impressos em papel e as mídias, é útil acrescentar também os arquivos em formato pfd e os e-books que você possui no seu computador. Na pesquisa de determinado assunto, você conseguirá localizar tudo o que possui, em diferentes tipos de suporte físico.
Um cuidado especial deve ser dado à atribuição dos assuntos para que, na hora da busca, você encontre todos os itens que tratam de determinado assunto. Cada item pode ganhar um ou mais assuntos. O uso de um vocabulário controlado – uma lista dos assuntos que podem ser atribuídos aos itens do seu acervo – pode ajudar. Uma boa dica para quando for catalogar sua biblioteca é visitar o catálogo on-line de bibliotecas que tenham acervo nas áreas de Bíblia, cristianismo e teologia, e verificar como os itens que você vai catalogar foram descritos. Essa visita pode ajudá-lo a identificar melhor o tema, o nome certo do autor, os assuntos e outros dados mais.
Dependendo da quantidade de itens, você pode registrar a catalogação numa simples planilha. No entanto, se você tem um número maior de livros e costuma emprestá-los, existem softwares gratuitos que ajudam no gerenciamento da sua biblioteca.

Biblioteca pessoal na web e no computador
Zotero − permite cadastrar todos os tipos de materiais e facilita na recuperação dos dados da obra para elaborar referências bibliográficas e listas bibliográficas. Permite compartilhar com outros usuários e na web. Também permite armazenar os links das páginas visitadas na web, fazer uma descrição do site visitado, adicionar tags para facilitar a identificação, incluir notas, colher imagens e ainda arquivar PDFs. Funciona como uma extensão para o navgador Mozilla Firefox, com tradução para várias línguas e também o português, e nas versões desktop e portable, com diferentes sistemas operacionais. 
Web – Zotero
Desktop e portable – Zotero Everywhere – standalone version
Tutorial: Using Zotero for biblical studies research – Thomas Keene, professor no Westminster Theological Seminary
Recomendações

Biblioteca pessoal com controle de empréstimo e também pequena biblioteca de uso público
MiniBiblio − Permite cadastrar e gerenciar seis tipos diferentes de materiais: livros, revistas, manuais, vídeos, músicas e dados, cada qual com suas informações próprias como título, autor, editora, número e ano de edição, data de aquisição, idioma, categoria e até mesmo uma resenha e uma imagem do item. Possibilita o controle de empréstimos sabendo o dia em que um material foi retirado e quando deve ser devolvido, além de manter um histórico de empréstimos. Permite cadastrar usuários do sistema e autorizar o acesso de cada usuário mediante senha. Apresenta diferentes possibilidades de configuração visual. 
Athenas Software
Download alternativo
Apresentação sobre o software
Personal Home Library (PHL) − Disponível em português. Na versão monousuário, gratuita, pode ser usado facilmente para gerenciar todas as rotinas de uma biblioteca pessoal ou de porte pequeno. Embora seja um progama completo para a gerência do acervo, sua interface é de uso intuitivo e não requer treinamento especial.
A versão multiusuário, instalada em mais de um computador em rede e com consulta on-line, é adequada para bibliotecas de médio e grande porte, mas não é gratuita.

PHL-Elysio 
Tutorial para uso do software

Biblioteca para multiusuário e catálogo para consulta na web – requer algum conhecimento de informática para instalação.
BibLivre − Realiza os principais procedimentos em bibliotecas: pesquisa; circulação, mediante o controle do acesso para consulta, reserva, empréstimo e devolução, entre outros. Patrocinado pelo Itaú Cultural. 
BibLivre
……………………………………………………………………………………………………………………………………..
Prepare para guardar
Cada item do seu acervo deve receber uma etiqueta externa de identificação com os dados que indicam o seu exato lugar na estante ou no arquivo. Esta etiqueta pode ser imprimida diretamente com os programas que mencionamos acima. Nos livros, deve ser colocada na lombada e protegida com adesivo transparente. Nas mídias, cole nas caixinhas. Um carimbo ou o seu nome escrito no item também é um recurso valioso para identificar a propriedade em caso de empréstimo ou extravio.

.
……………………………………………………………………………………………………………………………………..
Coloque cada item no seu lugar
• As estantes de livros devem estar em ambiente seco, iluminado, mas sem luz solar direta incidindo sobre os livros.
• As estantes de metal são preferíveis para a conservação dos livros, mas as de madeira também podem ser usadas para uma biblioteca particular desde que estejam livres de cupins, mofo e umidade. Um aspecto importante a ser considerado é a previsão para crescimento da biblioteca e a aquisição de estantes modulares pode facilitar.
• Deixe sempre um pequeno espaço entre a estante e a parede. A parede pode transmitir umidade aos livros e, com a umidade, surgem os fungos. Se você colocar os livros na parte da frente da prateleira, o ar pode circular entre eles e a parede e impedir que mofem com facilidade.
• Na prateleira, os livros devem ficar folgados para facilitar a retirada.
• A melhor posição para um livro é a vertical. Não guarde os livros inclinados. Use aparadores para mantê-los retos.
• Os livros maiores devem estar em prateleiras com altura adequada. Em último caso, deixe-os na posição horizontal, tendo o cuidado de não sobrepor mais de três volumes.
• Dentro do possível, na arrumação inicial, deixe um terço das prateleiras livres para comportar o crescimento.
No caso de apostilas e textos impressos em papel, o ideal é ficarem reunidos em pastas etiquetadas por temas.
A coleção de revistas pode ficar organizada por temas, títulos, anos de edição e pelos números correspondentes a cada ano. Se o número de revistas for considerável e não quiser deixá-las empilhadas na estante para não saírem facilmente da ordem, pode usar caixas de arquivo com etiqueta de identificação do título da revista e colocar as caixas na estante em ordem alfabética ou por temas.
CDs e DVDs – devem ficar em arquivos próprios para mídias ou guardados verticalmente em estantes, dentro de suas caixinhas plásticas.
.
Os arquivos digitais, armazenados no seu computador, também devem estar organizados em pasta. Uma sugestão é dividi-los em textos, áudios, vídeos e imagens,  e também por grandes temas de acordo com o sistema que adotou para os livros, mas evitando um número excessivo de pastas para não dificultar o arquivamento. Para dar nome aos arquivos, dê preferência ao sobrenome do autor, seguido de parte do título: autor_titulo. Como recuperar com facilidade o que procura? Os programas mencionados acimas para a catalogação do acervo permitem inserir links para a recuperação imediata. Uma vez catalogados no programa, a busca pode ser feita por autor, título, assunto. Basta clicar no link para abrir o arquivo desejado. Considere também a possibilidade de ter cópia dos seus arquivos em algum serviço de armazenamento on-line como SkyDrive, DropBox, GoogleDocs ou outro de sua escolha.
……………………………………………………………………………………………………………………………………..
Use com cuidado
Os recursos que compõem a sua biblioteca foram adquiridos e catalogados para serem usados. No entanto, o manuseio de livros e das mídias requer certo cuidado para evitar danos.
Cuide bem dos seus livros – cuidados com os livros e outros materiais impressos em papel
Cuide bem das suas mídias – como conservar CDs e DVDs

……………………………………………………………………………………………………………………………………..
Mantenha a limpeza dos livros
• Para prolongar a vida útil dos livros, é preciso mantê-lo livres de poeira e de insetos. Faça uma limpeza periódica do ambiente, das estantes e dos próprios livros.

• Retire todos os livros da estante, mas não todas as prateleiras de uma só vez, pois seria mais trabalhoso recolocá-los na ordem certa. Faça a limpeza de uma prateleira por vez e empilhe os livros na ordem de retirada. Comece a limpeza pela prateleira mais alta.

• Limpe a estante com um pano úmido, mas quase seco e, em seguida, passe um pano seco. Evite passar lustra-móveis, já que os resíduos podem infiltrar no papel.

• Tire o pó dos cortes laterais de cada livro com uma trincha macia tendo o cuidado de segurar o volume bem fechado para que o pó não infiltre nem aconteçam rasgos nas páginas.

• Se os cortes estiverem muito sujos ou com marcas deixadas por insetos pode-se fazer a limpeza com uma lixa fina, em movimentos suaves ao longo do corte. Proteja a capa do atrito da lixa inserindo uma folha de papel como uma orelha entre a beirada da capa e o corte ou miolo do volume.

• Passe um pano seco na capa. Nada de pano úmido nem qualquer tipo de material de limpeza.
• Antes de repor os livros na prateleira, folheie rápida, mas cuidadosamente para arejar. O virar das páginas oxigena o material e impede a acumulação de microrganismos que atacam o papel.

Textos e sites especializados no cuidado com os livros:




……………………………………………………………………………………………………………………………………..

Desenvolva sua biblioteca
Não tenha pressa. Sua biblioteca pode ser adquirida aos poucos. Para começar, verifique as sugestões em Bibliografias. E uma vez iniciada, continuar a se manter atualizado para escolher a melhores aquisições é uma responsabilidade que você pode cumprir assinando por e-mail ou por RSS o serviço de alerta de editoras e de sites e blogues nos temas de seu interesse. Várias editora, por ocasião do lançamento de um livro, criam um “hotsite” onde permitem ler partes do livro. É bem possível que você não possa adquirir todas as novidades publicadas, mas pode ler resenhas, e ainda indicar a compra para a biblioteca de sua igreja ou ministério.
Procure habitualmente pelos seus temas de interesse nos sites de ministérios que disponibilizam recursos e permitem download. Assine notificações por e-mail ou RSS. Monte sua biblioteca de artigos em pdfs, e-books, vídeos e áudios. Quando navegar na web e encontrar algo que desperte o seu interesse, mas não puder se deter naquele momento, faça clips com as ferramentas disponíveis na web para anotações e volte mais tarde para conferir, fazer o download e catalogar na sua biblioteca.
Postado no Site Conexão Conselho Bíblico:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito agradecido pela sua visita. Deus o abençoe.
Thank you very much for your visit. God bless you.
Большое спасибо за ваш визит. Да благословит вас Бог.
Vielen Dank für Ihren Besuch. Gott segne dich.