WEB RÁDIO JESUS A VIDA

terça-feira, 16 de outubro de 2012

SANGUESSUGA OU SERVO? QUEM VOCÊ É?


Sanguessuga ou servo?

pequenos-grupos
Texto base: Provérbios 30: 15-16

Introdução: Sanguessuga é um verme, um parasita que retira seu sustento de um hospedeiro. A sanguessuga pode sugar uma quantidade 500 vezes superior a seu próprio volume. A ideia da sanguessuga, comparada à sepultura, a madre estéril, a terra que não se farta de água e o fogo que nunca diz basta; é firmar a ideia de uma atitude parasita. Hoje eu quero meditar sobre o tema: sanguessuga ou servo, quem é você?
Desenvolvimento: Na medida em que medito na Palavra, confrontando com as atitudes que vejo no meio da Igreja, surgiu a necessidade de expor esta verdade das Escrituras, para nossa edificação. Não é difícil encontrar atitudes parasitas no seio da igreja; em partes devemos isto a uma “intoxicação evangélica” que temos em nossos dias. Passando por uma de nossas ruas, deparei-me com uma placa numa casa escrita mais ou menos assim: “venha buscar a sua bênção” [diferente de Dt 28:2]. Tal frase é um útero gerador de sanguessugas… As pessoas são atraídas como sanguessugas para um “hospedeiro” a que chamam de igreja. Com isto, muitas pessoas tem dificuldade de entender a proposta  do reino de Deus, pois elas esperam; e estão “preparadas para sugar”, e não para dar. Compare uma atitude da sanguessuga; quando vai a célula; ela diz: não gosto muito desta célula, o louvor não é muito bom, a palavra não estava muito boa… Sanguessuga! A ideia de quando nos reunimos é a que Paulo falou aos 1ª Coríntios 14: 26 “… um tem salmo, outro doutrina…”, um compartilhar de experiências e vivências com o Espírito Santo de Deus… Esta é a atitude de servo. No casamento, será que existem atitudes de sanguessuga? Quando alguém casa para ser feliz, e não PARA FAZER O OUTRO(A) FELIZ. A maioria dos problemas no casamento é por este parasita chamado “sanguessuga”. Levando para o relacionamento com o Corpo de Cristo (Igreja), podemos entender porque muitos, quando são desafiados a participar do treinando talmidim, não participam; quando chamamos para “arregaçar as mangas” e “por a mão na massa”, não respondem… A ideia é o que eu ganho com isto, e não o que posso fazer para que isto aconteça. Com isto, não estou dizendo que não receberemos nada; ao contrário, o texto de Lucas 6: 38 diz: dai, e dar-se-vos-á…”. Se a atitude sanguessuga foi detectada em ti, não há outra coisa a se fazer, a não ser arrancá-la. Para termos atitudes novas, precisamos nos desvencilhar das velhas atitudes… A criança é por si só altamente egoísta… “é meu…” “é muito meu…” [1ª Co 13: 11]. A ideia da sanguessuga é ser suprida… Nós precisamos aprender a sermos supridos em Deus (Salmos 37: 4), e não: “vou participar de novo do encontro porque eu quero uma nova unção…” sanguessuga! Quantos querem ser abençoados? Então comece a abençoar a vida de outros… [atitude de servo]. Precisamos de pessoas na ágape, teen, nos presídios, hospitais, abrigos, drogados… Uma atitude sanguessuga nos 12 de Jesus, Mt 20: 20 um a direita, outro a esquerda… Outra atitude sanguessuga nós encontramos no jovem rico; ele queria “sugar” a vida eterna, mas quando descobriu que a proposta era dar para receber, ele saiu triste (Mc 10: 17)… O Senhor diz em Atos 20: 35 que mais feliz é dar…
Conclusão: Estas atitudes serão combatidas com “amor”. 1ª Coríntios 13: 4-8 diz que o amor é paciente, bondoso, não inveja, não se vangloria, não se orgulha, não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor, não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade, tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta, o amor nunca perece (nunca acaba)… Se levante hoje como servo, rejeite e arranque todo resquício de sanguessuga que encontrar em ti… Você é discípulo, você é talmidi, você é abençoador, você é servo!

Postado no Site da Igreja Batista da Liberdade:

3 comentários:

  1. O sanguessuga mais famoso da Bahia é Samuel Junior ali gosta de aproveitar tudo que o poder CEADEBIANO lhe proporciona lembro dele ao lado do Pr. Manoel Monteiro matando e morrendo pelo Velho, quando Valdomiro assumiu a presidência da CEADEB e tirou ele da mamata da UFIMADEB pensamos que ele ia sumir do cenário, ledo engano conseguiu se aproximar de Valdomiro (ninguém sabe como) conquistou o tirano e hoje é um dos homens mais poderosos da CEADEB chega até a fazer mudanças, articular para tomar campo de pastores e defender com todas as forcas o Malvadeza.


    Viva os sanguessugas.
    Viva os bajuladores

    VIVA SAMUEL JUNIOR O JUSTO ASSESSOR

    ResponderExcluir
  2. Samuel Junior ganha 6 Salários mínimos por mês da CEADEB para viajar pra cima e pra baixo com o presidente Bajulando os aliados e perseguindo os contrários

    Hospedando-se nos melhores hotéis e comendo do bom e do melhor sem fazer nada

    O maior marajá (funcionário fantasma ) da CEADEB

    Mais isso um dia vai acabar.

    ResponderExcluir
  3. Valdomiro Pereira vai lancar Samuel Junior a Deputado vai tentar empurrar a todo custo ao pastores da Bahia e consequente mente nas Igrejas. to Sabendo se tiver um pastor que não der apoio e não conseguir votos na Igreja pra Samuel vai se dá nal com Valdomiro e sua tropa

    ResponderExcluir

Muito agradecido pela sua visita. Deus o abençoe.