WEB RÁDIO JESUS A VIDA

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

PORQUE SAUL FOI REJEITADO POR DEUS?



Em I Crônicas 10.13 a palavra de Deus nos revela os motivos pelos quais Saul, o primeiro rei de Israel, morreu e o reino sob sua jurisdição foi transferido dele para Davi.

• Sua infidelidade para com o Senhor; não guardando sua palavra;
• Porque buscou a adivinhadora para consultá-la;
• Porque não buscou ao Senhor.

Deus não se agrada da morte do ímpio, mas que Ele se converta e viva Ez. 20.23.

Em uma série de passagens na bíblia, percebemos que Deus não se agrada da morte do ímpio, mas, que ele mude o caminho em que está trilhando e viva. Deus é misericordioso. Entenda! Se tivéssemos a oportunidade de entrevistar Deus, e perguntá-lo: Qual é o projeto que o Senhor tem acerca dos ímpios? Ele responderia: Que ele se converta e viva!

Através de Jesus, Deus mostrou seu desejo de dar vida abundante ao homem. (JO 10,10)

Saul se afastou de Deus e da palavra de Deus. Com suas atitudes, demonstrou quão longe ele estava do Senhor consultando a adivinhadora de En-dor, prática essa condenada por Deus. (Lv 20.27).

Todo pecado constitui-se em um distanciamento de Deus. Mas Deus está disposto a receber o pecador, libertá-lo do poder do pecado, limpar suas vestes e dar-lhe uma nova chance. Mas para que o pecador passe por esse processo de redenção, ele deve caminhar em direção a Deus e buscá-lo. Afinal, como asseverou Jesus, quem busca encontra.

A mão de Deus está estendida para todos pecadores. Todos que quiserem ter uma nova chance com Deus independente do que tenha feito, Ele é capaz de perdoá-lo, purificá-lo e dar-lhe uma vida diferente, como fez com Rei Manassés, antes (I Cr 33 1-7), e depois (I Cr 33 11-16).

Não foi assim com Saul. Ele foi infiel com o Senhor, não guardou sua palavra. Obstinado em seu erro caminhou para mais longe de Deus ainda consultando uma adivinhadora, procurando respostas em práticas condenadas por Deus se sujando ainda mais.

O último motivo que a palavra nos apresenta para a derrota de Saul é o fato de não ter buscado ao Senhor. Buscar ao Senhor significa ter um relacionamento com Deus. E pelas atitudes de Saul fica notório que ele havia deixado de se relacionar com Deus.

A bíblia apresenta várias promessas decorrentes do ato de buscar ao Senhor se relacionando com Ele. Conseqüentemente Saul não mais provou das promessas de Deus por esse motivo. Saul parou de buscar então parou de encontrar.

Caro leitor, quero dizer com essa postagem que Deus é um Deus amoroso que recebe e perdoa aqueles que se afastam Dele, desde que o busquem e mudem sua maneira de viver. (Lc 15 “o filho pródigo”). Mas a todos que obstinadamente não se importam com Deus e caminham onde seu próprio ego o direciona, além de não receber perdão (não que Deus não queira mais dar-lhe uma nova chance, mas sim que o próprio individuo não a quer), fatalmente não recebe as bênçãos de Deus.

Irmão, as vezes uma pessoa que fica longe de Deus não morre na hora fisicamente, mas morre espiritualmente com toda certeza, fica bloqueada para as coisas do Senhor, e em ultima instância poderá morrer fisicamente também, e sofrer o dano da segunda morte (Ap 20,14).
Ô abençoado, ninguém em sua sã consciência quer ser comparado a Saul ou ter o mesmo fim que ele teve. Daí o motivo da palavra de Deus nos mostrar ao longo das eras quão mal foi seu exemplo, e nos alertar da necessidade de fugir desse tipo de atitude.
Deus tem um projeto de que todos se relacionem com Ele, como Pai e filho, que seja guiado por Ele, que ouça a sua voz, que se desvie do mal e que tenha uma vida abundante (Jo 10,10) ao lado Dele. É uma questão de escolha, Você e eu temos a opção de buscarmos a Deus e provarmos de suas maravilhosas promessas ou trilhar o caminho de Saul, o afastamento fatal de Deus, você decide.
Saul tinha em suas mãos a possibilidade de ser um rei que agradasse ao Senhor mas preferiu a via contrária. Existe para todos que erraram e se afastaram de Deus a mão estendida de Jesus o nosso bom Pastor e quer nos dar vida (Dt 30,19 e II Cr 7,14). Há um tempo de concerto. Procure concertar-se com Deus todas manhãs, tardes e noites.
Não se distancie do Senhor.(Isaias 57,19)
(Terminando o Instituto),
Walter Filho

Postado no Blog do Walter Filho:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito agradecido pela sua visita. Deus o abençoe.
Thank you very much for your visit. God bless you.
Большое спасибо за ваш визит. Да благословит вас Бог.
Vielen Dank für Ihren Besuch. Gott segne dich.