WEB RÁDIO JESUS A VIDA

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

LIDANDO COM A INVEJA ALHEIA ...



“Amai a vossos inimigos, fazei o bem a quem vos tem ódio; e orai pelos que vos perseguem e caluniam” (Mateus 5:44). 

Ninguém gosta da ideia recorrente de ter inimigos, mas o fato é que sim, é impossível passar pela existência sem que tenhamos adversários, em algum momento de nossa vida. Por mais pacífico que você seja, em algum instante a inveja irá mobilizar irracionalmente o coração de alguém contra você, e quer goste ou não, é preciso estar preparado. O que fazer, por exemplo, quando uma pessoa, sem razão aparente, se lança numa verdadeira perseguição, lançando infâmias para enlamear sua reputação, seja na área pessoal ou profissional? Tendo já alguma experiência em lidar com este assunto, achei por bem compartilhar o pouco que tenho aprendido, do muito que a Palavra de Deus tem a oferecer, a respeito deste tema. 
1 – Não entre no ringue. Diante da injúria, da calúnia e da perseguição, nossa natureza humana propõe revidar, se possível com agressões e difamações ainda maiores. O que não percebemos, neste processo, é que este tipo de postura nos nivela com nosso agressor, e o que é pior, corresponde exatamente ao que ele queria que fizéssemos. No momento em que revidamos, estamos aceitando a provocação, aceitando o convite pra entrar no ringue. Ficar calado pode evitar grandes precipitações, de que você pode se arrepender mais tarde. “Há tempo de estar calado, e tempo de falar” (Eclesiastes 3:7). 
2 – Não pare de fazer o seu melhor. Na maioria das vezes, o objetivo da calúnia é fazer você parar aquilo que está fazendo, parar de ser produtivo, para ficar gastando seu tempo em responder as agressões. A Bíblia conta que Sambalate, Tobias e Gesém, preocupados com a velocidade que Neemias reerguia os muros de Jerusalém, ameaçaram espalhar calúnias se não viesse ‘conversar’ com eles. Neemias apenas disse: “estou envolvido em uma grande obra, não posso descer até vocês”. Lembre que você tem mais o que fazer, deixe seu inimigo falando sozinho. 
3 – Não invista tempo em quem não merece. Jesus foi bastante claro ao declarar que não devemos atirar nossas pérolas aos porcos. Seu tempo é precioso. Muitas vezes você não tem tempo nem de visitar as pessoas que você gosta, um amigo que está no hospital, e vai gastar seu tempo logo com quem te detesta? Não permita que seu inimigo consiga roubar seu tempo. 
4 – Não acumule ódio. Isso é para os fracos. Jesus disse para amarmos aos nossos inimigos, e orarmos por aqueles que nos perseguem. (Mateus 5:44). Evidente que Jesus não estava falando de ser “meloso” com quem não se importa com você. Trata-se, apenas, de não desejar o mal. Ore sempre pra que o seu inimigo seja feliz e encontre algo melhor pra fazer da própria vida do que pegar no seu pé. 
5 – Se ficar por baixo, não se desespere. Algumas vezes, uma calúnia ou armadilha forjada por um inimigo seu, realmente tem poder de te prejudicar. Se isso acontecer, lembre que Deus ainda está contigo. Daniel, mesmo sendo justo e mesmo tendo a confiança do Rei, foi prejudicado por uma armadilha de seus inimigos, e foi parar na cova dos leões, mas saiu de lá sem nenhum arranhão. Você pode até ficar em uma cova, esquecido por algum tempo, mas quando sair de lá, será mais honrado que antes. Certamente há muito mais que poderia ser dito, mas estes conselhos práticos que a Bíblia nos ensina, certamente farão toda a diferença ao lidar com invejosos no futuro. 
O Senhor Jesus te abençoe abundantemente. 
No blog Sementes de Vitória
http://sementesdevitoria.blogspot.com/2011/08/lidando-com-inveja-alheia.html

Um comentário:

  1. 0la meu querido Irmao, quero dizer pra o querido
    que fiquei feliz com o material postado aqui, e enviado pelo o irmao, creio que é dessa forma que vamos mudar a conciencia, das pessoas, e levar-lhas,ao pleno conhecimento de Deus, pois é o que mas precisamos, é de deixar de conhecer Deus, de ouvir falar, e comecar a desenvolver um relacionamento intimo com ele, atraves da leitura da biblia. compreensao, enteidimento, decinimento: renuncia, oracao, e acao, colocando em pratica aquilo que aprendemos.E em nossa Cidade a uma nessecidade maior pois vemos que Muitas lideranças se mostram mas preocupadas, em Aparecer, se envolvendo com politica partidaria, Coisa que nao acrecentar,nada no reino de Deus, Pelo contrario, prejudica o crencimento do Evangelho, pois o tempo que poderia ta sendo Usado para abencoa vidas, é usada pra levar falsas promessas, tipo, vote em fulano, Beltrano,sicrano, pois é o melhor, ele vai faz, Ele é diferente, nos sabemos que o sistema nao Mudar, as vezes a pessoa esta cheia de boas Intecoes, e chegar ate se eleger, mas quando Chegar la, nao consegui, com Jesus é diferente, Eu posso afirmar que ele se mudar a nossa Historia,nossa vida,nossa sorte, um forte abraço
    Deus te abencoe

    ResponderExcluir

Muito agradecido pela sua visita. Deus o abençoe.
Thank you very much for your visit. God bless you.
Большое спасибо за ваш визит. Да благословит вас Бог.
Vielen Dank für Ihren Besuch. Gott segne dich.