WEB RÁDIO JESUS A VIDA

terça-feira, 25 de outubro de 2011

JEQUIÉ - BAHIA 114 ANOS: VENHA ANTES QUE ACABE...




Jequié é um município do estado da Bahia. Está a 365 km de Salvador, no sudoeste da Bahia, na zona limítrofe entre a caatinga e a zona da mata. Jequié é conhecida por ter uns dos climas mais inóspitos do interior da Bahia. Cercada de montanhas, a cidade sofre com o calor durante quase todo o ano. Em dias de verão a temperatura pode chegar a 45ºC.
Mesorregião Centro-Sul Baiano 
Microrregião Jequié. Municípios limítrofes Ipiaú, Aiquara, Apuarema, Boa Nova, Itagi, Jaguaquara, Jitaúna, Lafaiete Coutinho, Manoel Vitorino, Maracás.  Distância até a capital 365 quilômetros ...A cidade se desenvolveu a partir de movimentada feira que atraía comerciantes de todos os cantos da região, no final do Século XIX. Pertenceu ao município de Maracás de 1860 a 1897. Jequié é originado da sesmaria do capitão-mor João Gonçalves da Costa, que sediava a Fazenda Borda da Mata. Esta mais tarde foi vendida a José de Sá Bittencourt, refugiado na Bahia após o fracasso da Inconfidência Mineira. Em 1789, com sua morte, a fazenda foi dividida entre os herdeiros em vários lotes. Um deles foi chamado Jequié e Barra de Jequié.
Em pouco tempo, Jequié tornou-se distrito de Maracás, e dele se desmembrou, tendo como primeiro intendente (prefeito) Urbano Gondim.

A partir de 1910 é que se torna cidade e já se transforma em um dos maiores e mais ricos municípios baianos. Pelo curso navegável do Rio das Contas, pequenas embarcações desciam transportando hortifrutigranjeiros e outros produtos de subsistência. No povoado, os mascates iam de porta em porta vendendo toalhas, rendas, tecidos e outros artigos trazidos de cidades maiores. Tropeiros chegavam igualmente a Jequié carregando seus produtos em lombo de burro. O principal ponto de revenda das mercadorias de canoeiros, mascates e tropeiros deu origem à atual Praça Luis Viana, que tem esse nome devido a uma homenagem ao governador que emancipou a cidade.

Ali veio a desenvolver-se a primeira feira livre da cidade que, a partir de 1885, ganhou mais organização com a decisão de José Rotondano, José Niella e Carlos Marotta, comerciantes e líderes da comunidade italiana, de comprarem todo o excedente dos canoeiros e de outros produtores. Depois da terrível enchente de 1914, que destruiu quase tudo em Jequié, a feira, o comércio e a cidade passaram a desenvolver-se em direção às partes mais altas. 
Em 1927, festejou a chegada da "Estrada de Ferro de Nazareth". Já nesse tempo, Jequié era uma das cidades mais importante do Estado e teve no comerciante Vicente Grillo seu grande benfeitor.

JEQUIÉ - CAPITAL DA BAHIA

Importante episódio da história estadual foi a decisão inusitada tomada pelo então Presidente da Assembléia Legislativa do Estado, Aurélio Rodrigues Viana que, assumindo o governo em 1911, decretou a mudança da capital do estado, de Salvador para Jequié - ocasionando imediata reação do governo federal, que bombardeou Salvador e forçou a renúncia do político que adotara a medida.
Jamais tendo se constituído de fato, o gesto, entretanto, marcou a História da Bahia, como um dos mais tristes, sobretudo por ter o bombardeio da capital provocado o incêndio da biblioteca pública, onde estava guardada a maior parte dos documentos históricos de Salvador.


... é lamentável que a nossa "Cidade Sol" esteja vivendo os dias mais infelizes de sua história não tendo muito o que ser comemorado num data que deveria ser magna para todos os munícipes. Nos últimos anos Jequié têm sido mergulhada num caus administrativo, inviabilizando inúmeros empreendimentos a si instalar e/ou permanecer em atividade. 
Para tanto, é que faremos a exposição de alguns destes estabelecimentos que foram fechados nos últimos meses, na intensão de nos colocar num estado de reflexão para que o futuro próximo possa ser repensado por todos nós, para que a nossa realidade não fique a mercê da própria sorte. Precisamos mudar os rumos político, administrativo e  econômico de nossa amada cidade de Jequié.
CASA AVENIDA - FECHOU
CILLA PRESENTES - FECHOU.










EMPÓRIO PEREIRA - FECHOU

POSTO TROPICAL - FECHOU
O FAZENDÃO - FECHOU












RD CALÇADOS - FECHOU

HIPER CARDOSO, CARDOSO & CARDOSINHO - FECHOU

L.A. MAT. CONSTRUÇÃO FECHOU UMA LOJA



FALTA DE FISCALIZAÇÃO
"ESSE EXEMPLO SÓ EM JEQUIÉ" 
ABANDONO DAS PRAÇAS
11º ENCONTRO DE MOTOCICLISMO
 NÃO ACONTECEU












                    O futuro tem muitos nomes.
                    Para os fracos é o inalcansável.
                    para os temerosos, o desconhecido.
                    Para os valentes é a oportunidade.
                                                                           Victor Hugo

Fte.: http://www.jequie.ba.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=72&Itemid=40
        http://wikimapia.org/623302/pt/Jequi%C3%A9

2 comentários:

  1. Você esqueceu de informar que esta foi a única cidade com mais de 150 mil habitantes no Brasil que reduziu, ou seja, com quase 190 mil habitantes foi rebaixada a 143 mil na última pesquisa nacional do Ibop.
    Assisti uma entrevista no ano passado onde um jornalista de Brasília (não me lembro o nome) comentou sobre o assunto e disse não entender como isso foi possível, já que a cidade é uma das mais bem localizadas da Bahia, tendo uma rodovia de tamanha importância que cruza o Brasil de norte a sul cortando a cidade, além das vias de acesso a uma outra importante rodovia (BR 101).
    Foi ainda citada pela então presidente numa convenção, como sendo uma das cidades que, proporcionalmente, gera mais prejuízo ao SUS através dos acidentes com veículos de duas rodas.
    Como cidade esquecida, estamos sendo muito lembrados!!! Huahuahua

    Vale citar ainda que, após 11 anos com empresa aberta gerando emprego (tive 7 funcionários), fui obrigado a fechar as portas e trabalhar em casa, de modo informal e sem gerar emprego, devido a instabilidade do comércio em Jequié.

    ResponderExcluir
  2. GOSTARIA DE COMPREENDER O PORQUE DESSE DECRECIMO EM NOSSAS CIDADES. POREM AINDA ACREDITO NO SETOR AGRICOLA PARA REFORÇAR E QUILIBRAR ESSA PERCA...
    NOS AJUDE NESTA CAMPANHA, POIS PODEMOS MAIS E COM CERTEZA VAMOS MAIS ADINATE...
    CAMPANHA DE INCENTIVO AOS JOVENS DO TIMRC PARA CURSO TECNICO EM AGROPECUARIA NO CETEP
    AMIGO O OBJETIVO DA CAMPANHA É INCENTIVAR JOVENS A PARTICIPAREM DE UM ABAIXO ASSINADO, SOLICITANDO DO GOVERNO DO ESTADO O RETORNO DO CURSO PARA O CENTRO TERRITORIAL DE EDUCAÇAO PROFISSIONAL MEDIO RIO DAS CONTAS ANTIGA CHICO MENDES. ASSIM COMO REESTRUTURAR ALGUNS ESPAÇO PARA QUE A AGROPECUARIA REGIONAL A PARTIR DOS APROXIMADANTE 4,2 BILHOES DE REAIS, DISPONIBILIZADOS PARA O ESTADO DA BAHIA POSSAM MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DO HOMEM NO CAMPO... ESSE MES A SECRETAIA DE EDUCAÇAO DO ESTADO PUBLICA A PORTARIA DOS CURSOS OFERECIDOS PELA ESCOLA E CASO NAO TENHA INTERESSADOS ELA NAO INCLUIRA O CURSO. VEJA UM EXEMPLO: A MAIORIA DOS PASTOS DOS PECUARISTA DA REGIAO ESTAO SUJO, E SEM TER ACOMPANHAMENTO OU MANEJO CORRETO, DO OUTRO LADO A CARNE ESTA AUMENTANDO O PREÇO E NAO TEMOS FRIGORICO FAZENDO ESSE ABATE, NEM A LEI ESTA SENDO RESPEITADA... COM A AJUDA DESSE PROFISSIONAL, NO IMPLEMENTO DE TECNOLOGIAS ADEQUADAS SERA POSSIVEL AUMENTAR O NUMERO DE ANIMAIS E MELHORAR A QUALIDADE E QUANTIDADE DO ALIMENTO OFERTADO; PERMITINDO QUE ELE CHEGUE A MAIS PESSOAS E GERE EMPREGO E MAIS DESENVOLVIMENTO... MAIORES INFORMAÇOES: 73 35376017 /99840673 OU CETEP 35317298
    SAUDAÇOES
    COSME

    ResponderExcluir

Muito agradecido pela sua visita. Deus o abençoe.
Thank you very much for your visit. God bless you.
Большое спасибо за ваш визит. Да благословит вас Бог.
Vielen Dank für Ihren Besuch. Gott segne dich.