WEB RÁDIO JESUS A VIDA

domingo, 26 de junho de 2011

PASSA A MACEDÔNIA E AJUDA-NOS...


Atos 16 - Passa a Macedônia e ajuda-nos.



Resuma o que o texto ensina :
          Este, talvez, seja um dos capítulos mais conhecidos da maioria em função de dois episódios que demasiadamente já foram usados em pregações e estudos durante muitos anos : (1) A visão que o apóstolo Paulo recebeu do macedônio que lhe rogara : "Passa a Macedônia e ajuda-nos" (v. 9) e (2) a afirmação ao carcereiro : "Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa" (v.31). Porém, entre tantas, algumas observações essencialmente importantes na compreensão do texto chamou-me a atenção :
          a) Paulo e sua equipe, entre eles Timóteo, estavam motivados para visitarem algumas Regiões e anunciarem o Evangelho, mas por duas vezes foram impedidos pelo Senhor, conforme citação dos versos 6 e 7. Somente em Trôade (parte da Turquia) Paulo compreendeu a direção que deveriam seguir (v.10), e partiram (v.11).
          b) Em Trôade, na cidade de Filipos, Deus "abriu o coração" de Lídia (ou a lídia, por ser originada da região chamada Lídia que era a parte ocidental da Ásia Menor) para "atender às coisas que Paulo dizia" (14). O ambiente era de proibição de cultos públicos dos judeus pelo imperador Cláudio. Mas "Depois de ser batizada, ela e toda a sua casa" (v.15) pediram para que os missionários se hospedassem em sua casa, onde ali ficaram. Eles foram os primeiros na Europa a se converterem pelo ensino fiel das Escrituras. Depois de presos, os missionários voltaram à casa de Lídia (v.40) para confortá-los. Assim, a casa de Lídia tornou-se um local secreto de reuniões da recém congregação de "irmãos da fé" sendo estes os pioneiros da igreja filipense.

Diante do que o texto ensina, quais lições você aprendeu para sua vida pessoal ?
          a) Pelo princípio da fé bíblica, sou convencido do quanto minha vida deve ser instrumento útil nas mãos do Senhor para a evangelização e discipulado de novos cristãos;
          b) Aprendo que, embora seja difícil compreender a direção de Deus, devo sempre confiar que onde ele me levar, fará exatamente o que ele planejou fazer em e por meio da minha vida. Logo, não posso me angustiar de onde saí, e sim, confiar nEle para onde quis e quer me levar;
          c) Compreendo e me sinto encorajado ainda mais a valorizar, ainda que apenas uma pessoa no processo de discipulado pessoal através de relacionamentos;
          d) Me sinto também, cheio de esperança no Senhor, quanto ao trabalho de pequenos grupos (cultos nos lares). Onde há exposição clara das Escrituras e relacionamentos fortalecidos pela mesma fé, o que se testemunha é a edificação de uma igreja destemida na sua vocação.

Escreva estes desafios para sua vida em forma de oração :


"Querido Senhor Jesus, me alegro muito nos Seus caminhos e por me fazer enxergar o quanto Sua condução é segura e reveladora. Perdoa-me por muitas vezes não compreender Seus métodos de me fazer crescer em confiança. Livra-me de toda agitação interior que me impeça de ter paz para esperar e de chegar onde o Senhor mesmo quer. Obrigado por cuidar da minha vida e da minha casa. Obrigado por Ser presente em todos os momentos da minha história. Leva-me e usa-me onde deseja, e faça o que não farei jamais longe da Sua orientação. Em nome de Jesus, oro crendo."

Ericson Martins
Igreja Presbiteriana Luz
contato@projetoperu.com

Postado no Blog:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito agradecido pela sua visita. Deus o abençoe.
Thank you very much for your visit. God bless you.
Большое спасибо за ваш визит. Да благословит вас Бог.
Vielen Dank für Ihren Besuch. Gott segne dich.